Folha de S.Paulo

Estádios da final ajudam a explicar boa fase

-

DE SÃO PAULO

O Cruzeiro será o mandante do segundo jogo da final da Copa do Brasil, no próximo dia 26. A partida será disputada no Mineirão, com torcida única.

No sorteio realizado na tarde desta quinta ( 6), na sede da CBF, foi também confirmado que o primeiro jogo, com mandodoAtl­ético- MG, nodia 12, será no estádio Independên­cia, só para atleticano­s.

O presidente do Atlético, Alexandre Kalil, preferiu atuar no estádio adotado como casa pelo clube, a despeito de tal manobra reduzir considerav­elmente o potencial de arrecadaçã­o.

“O dinheiro é menos importante neste momento”, declarou o dirigente.

No Mineirão, a carga máxima de ingressos é de 64 mil, contra apenas 23 mil no Independên­cia. Mesmo assim, o dirigente preferiu o estádio mais acanhado, onde o time é quase imbatível.

Tanto o Mineirão quanto o Independên­cia, aliás, têm papéis importante­s na construção do protagonis­mo recente dos dois clubes mineiros no futebol brasileiro.

Em 2014, por exemplo, o Atlético só perdeu duas vezes no Independên­cia. O Cruzeiro, no Mineirão, também só perdeu duas — uma delas para o próprio Atlético- MG.

Mas, no período de quase três anos em que o Mineirão ficou fechado para reformas e o Independên­cia ainda não havia sido modernizad­o, os dois clubes sofreram.

Em 2011, os rivais lutaram contra o rebaixamen­to no Campeonato Brasileiro.

Atuando no interior do estado, o Atlético foi 15 º , e o Cruzeiro, 16 º , os dois primeiros fora da zona de degola.

Em 2012, já tendo o Independên­cia como casa, o Atlético foi vice- campeão. O Cruzeiro, ainda itinerante, foi o nono colocado, sem sustos.

Em 2013, com o Independên­cia como casa — embora a final tenha sido disputada no Mineirão—, o Atlético ganhou a Libertador­es. E o Cruzeiro, “dono” do Mineirão, conquistou o Nacional.

Como a final será disputada em estádios diferentes, embora na mesma cidade, a regra do gol fora de casa para desempate valerá na decisão. ( DIEGO IWATA LIMA)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil