Folha de S.Paulo

FAMÍLIA DIVIDIDA

-

Um casal de brasileiro­s que se separou nos Estados Unidos está disputando na Justiça a guarda do filho de seis anos, trazido para o Brasil pela mãe, que deseja mantê- lo aqui. O pai, que ficou lá, quer a criança de volta, conforme acordo de divórcio. O julgamento no STJ ( Superior Tribunal de Justiça) está empatado em um a um. Um dos três ministros da 1 ª Turma do tribunal que ainda devem votar pediu vistas em 8 de outubro, adiando a decisão.

FAMÍLIA 2

O caso, que corre em segredo de Justiça, deve voltar à pauta nas próximas semanas. É uma batalha similar à travada no caso de Sean Goldman, pivô de disputa entre seu pai americano e a família da mãe, com quem o garoto morava no Rio até retornar aos EUA em 2009, após decisão do Supremo Tribunal Federal.

FAMÍLIA 3

Um tribunal americano emitiu ordem de prisão contra a mãe. Ela tirou a criança do país com autorizaçã­o do ex- marido para passar férias no Brasil, mas não retornou.

CUSTO BRASIL

Falhas de projeto são a causa de 27% das paralisaçõ­es nas obras de rodovias federais no país. Já questões ambientais embargam 9% das obras, segundo diagnóstic­o do TCU ( Tribunal de Contas da União) feito no Dnit ( Departamen­to Nacional de Infraestru­tura de Transporte­s). Os gargalos levantados em parceira com os Tribunais de Contas dos Estados serão apresentad­os aos governador­es eleitos, emBrasília, no dia 17.

TEMPOS DE FILHO

Alexandre Padilha contava anteontem, nolançamen­to de livro sobre 44 crianças atingidas pela ditadura, que só aos nove anos, em 1980, ganhou na certidão de nascimento o sobrenome que usa. Opai dele, Anivaldo Padilha, foi preso pelo regime e exilado. O caso do candidato do PT derrotado ao governo estadual ficou fora da obra da Comissão da Verdade do Estado porque ele não conseguiu dar depoimento a tempo. “Eu não queria ser a 45 ª criança”, brincou, emreferênc­ia ao número do PSDB.

TEMPOS DE PAI

Padilha diz que a chance de voltar a ser ministro de Dilma Rousseff é de “zero elevado a zero”. “Quero ficar em São Paulo e ajudar a fortalecer o partido aqui.” A gravidez da mulher, Thássia Alves, é outra justificat­iva: “Ter duas casas dá trabalho. Quero ajudar a cuidar do bebê”.

NA INTENÇÃO

Jô Soares mandou celebrar ontem uma missa de sétimo dia em memória do filho, Rafael Austregési­lo Soares. O apresentad­or reuniu familiares e amigos próximos na Paróquia Santa Terezinha, em Higienópol­is, bairro onde mora, para umacelebra­ção longe dos olhares de curiosos. Sua ex- mulher Teresa também fez uma homenagem no Rio, onde mãe e filho moravam.

FIM DE JOGO

Uma comissão criada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública para discutir o reaproveit­amento e a destruição de máquinas caça- níqueis apreendida­s em São Paulo se reúne hoje pela primeira vez. Uma das propostas é a de transforma­r os equipament­os em computador­es para escolas estaduais. “A tecnologia é a mesma. Basta tirar a caixa do caça- níquel”, diz o advogado Paulo Iasz de Morais, que representa a OAB- SP no grupo.

CARÃO

De passagem pelo Brasil, Donatella Versace tenta de toda forma limitar o acesso de fotógrafos aos eventos de que participa. A italiana, que lança coleção em parceria com a marca Riachuelo, exige queos cliques sejam aprovados por ela, antes de serem liberados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil