Folha de S.Paulo

Coleção narra lances finais da Primeira Grande Guerra

-

Livro aborda a entrada dos EUA nos conflitos

COLABORAÇíO PARA FOLHA

Neste domingo ( 9), chega às bancas o último exemplar sobre a Primeira Guerra ( 1914- 18) da coleção Folha As Grandes Guerras Mundiais. A partir de 16/ 11, a série passa a falar sobre a Segunda Guerra ( 1939- 45).

Oitavo livro da coleção, “Os Capítulos Finais” narra a chegada das tropas americanas à Frente Ocidental. Embora assumissem uma postura neutra no início, os EUA supriam a França e a Inglaterra com armamentos.

Pela primeira vez desde o início do embate, os Aliados empregaram poder total. O caos tomou conta do exército alemão e a marinha foi atingida por motins. Não demorou para o kaiser renunciar e o armistício entrar em vigor.

A Primeira Guerra terminou com o Tratado de Versalhes, em junho de 1919. Porém, os tumultos continuara­m pela Europa. Os impérios Austro-Húngaro e Otomano se fragmentar­am, a Irlanda se tornou independen­te em 1921 e a guerra civil russa terminou em 1922, com a vitória bolcheviqu­e.

O livro também analisa, com fotos e ilustraçõe­s, como o conflito influencio­u acontecime­ntos do século 20 como a ascensão de Hitler, a Grande Depressão e a Segunda Guerra.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil