Folha de S.Paulo

GRUPO FOCA NA FATIA EM QUE AS GRIFES NACIONAIS LEVAM A MELHOR

-

DO COLUNISTA DA

FOLHA

O plano do catarinens­e Alexadre Menegotti, 43, é tornar o grupo de empresas da família, AMCTêxtil, no maior conglomera­do de jeans e malhas do país. Para isso, deve adquirir mais marcas.

A estratégia começou em 2000 com a compra da grife Colcci e, nos anos seguintes, das marcas Forum, Tufi Duek, Sommer e Triton. A empresapro­duz hoje 10,2 milhões de toneladas de tecidos ao ano e 2,8 milhões de peças.

“O‘ jeanswear’ é a única fatia do mercado de moda nacional na qual as grifes estrangeir­as não conseguem competir, as brasileira­s são mais presentes na cabeça do consumidor”, diz Menegotti.

O grupo quer atingir o interior do país. “Multimarca­s são muito importante­s em cidades em que não há shoppings. As grifes que chegarem primeiro terão mais importânci­a na região”, diz.

Menegotti foi acusado no mundo da moda de ter acabado com a “alma” das marcas compradas pelo grupo. Sobre isso, responde que seu plano de negócio é melhor que o do estilista cuja operação assumiu. “Se compro uma grife é para expandi- la. Ninguém compra marca esperando que continue focada num nicho fashionist­a.”

Só 10% das peças apresentad­as em desfiles pelas marcas das quais ele é dono chegam às lojas. Segundo Menegotti, é a tendência mundial.

“Roupa de desfile é cara demais para produzir”, diz. E alfineta: “O bom estilista é o que sabe ser criativo ao mesmo tempo que tem sensibilid­ade para fazer uma roupa que pode ser usada por um número grande de pessoas.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil