Folha de S.Paulo

Ano será um dos piores para importador­es de máquinas

-

O ano de 2014 deverá ser um dos piores da história para os importador­es de máquinas e equipament­os. O recuo do faturament­o das empresas deverá ficar ao redor de 20%, segundo a Abimei ( associação do setor).

“Nem em 2009, que foi o ano da crise, a queda chegou a ser tão acentuada”, afirma o presidente da entidade, Ennio Crispino.

“Há outro agravante: a retração de 2009 [ de cerca de de 15%] veio após um 2008 excepciona­l, pelo menos até outubro. Agora teremos uma baixa consecutiv­a, pois diminuímos 10% em 1013.”

Desde o segundo semestre de 2012, o setor apresenta resultados negativos.

Segmentos que importam equipament­os para a indústria automobilí­stica e de petróleo e gás devem registrar retrações de receita ainda mais acentuadas, podendo chegar a 50%.

“Essa situação é um refle- xo da crise que vivenciamo­s. Estamos em recessão técnica e a atividade industrial está em baixa”, acrescenta.

O assessor econômico da entidade, Otto Nogami, acredita que a tendência de queda deverá perdurar até abril.

“Além das sucessivas quedas no volume investido pelas empresas fabris, há umciclo no segmento”, diz.

“No fim do ano, tudo para. Os pedidos retornam em fevereiro, e os produtos começam a entrar no país apenas em maio”, acrescenta.

“Tambémtere­mos umabase de comparação baixa para 2015, o que facilitará o registro de um cresciment­o. Mas essa alta poderá ser realmente significat­iva se o governo mudar a condução da política econômica.”

Linhas de financiame­nto de longo prazo para a pequena e a média empresa, por exemplo, seriam umas das medidas que favoreceri­am o setor, segundo Nogami.

Grife... A receita da Hermès atingiu € 2,9 bilhões de janeiro a setembro deste ano, uma alta de 12% consideran­do taxas de câmbio constantes e de 9% após o ajuste do impacto negativo das moedas.

... em alta A grife francesa teve cresciment­o em todas as regiões do mundo e em todos os setores, com exceção do segmento de relógios.

Força... A distribuid­ora Manchester, parceira da ArcelorMit­tal, ampliou sua atuação nas regiões serrana, norte e noroeste do Estado do Rio de Janeiro, com um novo representa­nte comercial.

... de vendas Com a estratégia, foram fechados 294 contratos com novos clientes, uma alta de 6,35% no faturament­o mensal da empresa na região.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil