Folha de S.Paulo

Erro de Hamilton em Interlagos deixa Rosberg animado

F- 1 Rodada do inglês no GP Brasil vira trunfo psicológic­o do alemão antes da decisão do Mundial

- TATIANA CUNHA DE SÃO PAULO

Matematica­mente, Lewis Hamilton está em vantagem no Mundial de F- 1. Mas um erro cometido pelo piloto inglês no domingo ( 9), que ajudou Nico Rosberg a vencer o GP Brasil, em Interlagos, pode ter feito a vantagem psicológic­a mudar de lado antes da disputa do Gp de Abu Dhabi, última etapa do Mundial.

Com17ponto­s a menosque o companheir­o de Mercedes, Rosberg não depende só de seus resultados para ficar com o título. Mesmo que vença a corrida do dia 23, precisa torcer para que Hamilton seja no máximo o terceiro.

Justamente por isso, a rodada que o inglês deu na 28 ª volta do GP em São Paulo, sozinho, e que fez com que a margem de Rosberg na liderança da prova aumentasse repentinam­ente, serve de esperança para o piloto alemão.

“Foi bom ver isso acontecer [ o erro] e espero que tenha abalado pelo menos ligeiramen­te a confiança dele”, afirmou Rosberg, que com a vitória em Interlagos soma agora cinco triunfos no ano Hamilton tem o dobro.

“Preciso vencer em Abu Dhabi e ele precisa me ajudar de alguma maneira. No Bra- sil, Lewis mostrou que existe a chance de errar também na última corrida”, completou.

Apesar da vantagem na tabela ser confortáve­l, o fato de a prova em Yas Island valer o dobro de pontos — algo inédito na F- 1— e a segunda posição em São Paulo deixam Hamilton apreensivo.

“Vou ‘ zero confortáve­l’ para a próxima etapa. São 50 pontos emdisputa e isso nunca aconteceu numa corrida antes. Tem que ser justamente agora”, lamentou Hamilton, que para ser bicampeão sem fazer contas precisa vencer ou ser segundo colocado.

“Na última corrida a gente nunca sabe o que pode acontecer. Por isso vou pensando em vencer”, disse o inglês.

Chefe da dupla na Mercedes, Toto Wolff acredita que o final de semana perfeito de Rosberg no Brasil, onde foi mais veloz em todos os treinos, cravou a pole e venceu a prova, deu um impulso psicológic­o importante para ele.

“Acho que foi fundamenta­l para Nico este bom resultado, especialme­nte porque Lewis esteve na perseguiçã­o dele o tempo todo. Isso mostrou que ele pode manter a calma e vencer uma corrida derrotando o líder do campeonato”, declarou Wolff ainda em Interlagos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil