Folha de S.Paulo

Fotos inéditas de Pablo Picasso são exibidas em NY

Cedidos pelo neto do pintor, imagens e filmes caseiros fazem parte de uma exposição na Gagosian Gallery

-

Registros mostram artista cortejando a primeira mulher, Olga Koklova, além de outras de suas amantes

DO “GUARDIAN”

Centenas de fotos e filmes caseiros inéditos mostrando parentes e amigos oferecerão novas percepções sobre a vida do pintor cubista Pablo Picasso ( 1881- 1973).

Oarquivope­ssoal foi cedido pela primeira vez por Bernardo Ruiz- Picasso, neto do pintor, aohistoria­dor britânico Sir John Richardson, especialis­ta e amigo do artista espanhol.

Richardson, 90, disse ao jornal inglês “Observer” que as fotos “são fascinante­s quando você as compara a certos quadros ou a acontecime­ntos na vida dele”.

Segundo ele, Picasso registrava, por meio da fotografia, aspectos de esculturas, documentan­do sua criação.

Há incontávei­s retratos das mulheres de sua vida, entre as quais a bailarina russa Olga Koklova, sua primeira mulher, e a pintora e fotógrafa francesa Dora Maar.

“Ele as fotografav­a constantem­ente”, diz Richardson.

“Pode- se sentir com os retratos se ele estava completame­nte apaixonado ou insatisfei­to com as mulheres.”

Algumas das imagens mais românticas incluem fotos de Picasso cortejando Olga na Espanha e na Itália, que con- trastam dramaticam­ente com fotos posteriore­s, quando o casamento estava em crise.

Emumadelas, Olga aparece em primeiro plano, vestida impecavelm­ente. Ao fundo, e não por acaso, a porta do estúdio está aberta, mostrando um busto da francesa Marie- Thèrese Walter, outra das amantes de Picasso.

O historiado­r selecionou algumas das fotos para uma grande exposição, “Picasso and the Camera”, em cartaz na Gagosian Gallery, em Nova York, até 3 de janeiro.

Richardson é o autor da “A Life of Picasso”, biografia do pintor em três volumes, e diz estar trabalhand­o em um quarto volume.

Tradução de

Paulo Migliacci

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil