Folha de S.Paulo

Dezenas de corpos são achados em cidade retomada do Boko Haram

Milícia matou pelo menos 70 pessoas em localidade da Nigéria

- REFORÇO Policial monta guarda em avenida da capital da Tunísia durante evento pelo Dia da Independên­cia; atentado a museu de Túnis deixou 21 mortos na quarta- feira ( 18)

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Soldados do Níger e do Chade que libertaram a cidade de Damas ak, no nordeste da Nigéria, da milícia islâmica Boko Haram descobrira­m os corpos de pelo menos 70 pessoas aparenteme­nte assassinad­as pelos radicais.

Os cadáveres — parcialmen­te mumificado­s pelo ar seco do deserto— estavam embaixo de uma ponte de concreto numa das principais estradas que saem da cidade.

Muitos tinham a garganta cortada, e um deles estava com a cabeça completame­nte separada do corpo. Militares do Chade disseram haver ao menos cem corpos em tor- no do leito seco do rio; uma testemunha relatou à agência Reuters ter contado 70.

Em seis anos de insurgênci­a contra o governo, o Boko Haram, cujo objetivo é estabelece­r um califado islâmico no nordeste nigeriano, já matou milhares de pessoas.

Capturada pela milícia islâmica em novembro, Damas ak foi retomada pelas tropas dos países vizinhos da Nigéria no sábado ( 14), como parte do esforço multinacio­nal para combater os rebeldes.

Só 50 dos habitantes da cidade permanecia­m no local no dia da retomada — na maioria, pessoas muito velhas ou doentes demais para sair de casa. Todas as demais fugiram. A testemunha ouvida pela Reuters relatou forte cheiro de decomposiç­ão em muitas regiões de Damas ak.

A ofensiva contra o Boko Haram ocorre enquanto a Nigéria se prepara para as eleições presidenci­ais do dia 28 de março. O atual presidente, o cristão Goodluck Jonathan, que disputa a reeleição, é acusado de não fazer o suficiente contra os rebeldes.

Estima- se que, no início deste ano, a milícia controlass­e no país um território do tamanho da Bélgica. O Exército nigeriano disse na terça ( 17) ter expulsado, com a ajuda dos aliados, os insurgente­s de 17 dos 20 distritos que eles ocupavam no nordeste.

 ?? Anis Mili/ Reuters ?? »
Anis Mili/ Reuters »

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil