PAINEL DAS LETRAS
Só dá Mário Não só a Flip celebrará Mário de Andrade neste ano, em que se completam sete décadas da morte do modernista. O autor de “Macunaíma” será, no segundo semestre, o principal homenageado das áreas de música e literatura da série de eventos do Cir
// Atrasos no fomento
Desde novembro, candidatos às Bolsas de Fomento à Literatura na categoria de criação literária, oferecidas em edital de março de 2014 pela Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas ( DLLLB), do Ministério da Cultura, recebem avisos de adiamentos da data para divulgação do resultado.
Além disso, em novembro, seis meses após o prazo final para entrega de projetos, a DLLLB alterou o edital, anulando o item pelo qual seria “vedado qualquer tipo de identificação nominal do proponente no projeto e no texto de autoria do candidato”. Depois, foi incluído à lista de habilitados o nome João de Jesus Santos.
A DLLLB não se manifestou sobre a mudança tardia no edital. Sobre a inclusão do nome na lista, disse que decorreu de recurso de proponente que não aparecera nem entre os habilitados nem entre os inabilitados. A lista final está agora prometida para abril. São 30 bolsas, no valor de R$ 15 mil cada uma.
// Made in Brazil
Foi aprovada na quarta ( 18), pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados, o projeto do deputado Vicentinho ( PT- SP) que proíbe a compra de livros produzidos ou impressos no exterior pelo Programa Nacional do Livro Didático ( PNLD), maior programa de compra de livros do governo, administrado pelo Ministério da Educação ( MEC).
O deputado Laercio Oli- veira ( SD- SE), relator da proposta na comissão, argumentou que o PL 7867/ 14 fortalece o parque gráfico nacional e o emprego no setor.
O projeto, que ainda será analisado por outras comissões da Câmara, é criticado pela Abrelivros ( Associação Brasileira de Editores de Livros), já que é comum que livros vendidos no Brasil sejam impressos em outros países para a redução de custos de produção.