Folha de S.Paulo

D. O. M. é o melhor no ‘ Michelin’ brasileiro

Restaurant­e de Alex Atala foi única contemplad­a com duas estrelas pelo guia; nenhum recebeu avaliação máxima

-

Informaçõe­s foram publicadas ontem no site da publicação, que será lançada oficialmen­te em abril

DE SÃO PAULO

As avaliações de restaurant­e da primeira edição brasileira do guia “Michelin”, que tem lançamento previsto para o dia 8 de abril, foram di- vulgadas antes da hora em seu site. Nesta sexta ( 20), já era possível consultar informaçõe­s sobre 145 casas.

O único restaurant­e a receber duas estrelas — de três possíveis— foi o paulistano D. O. M., do chef Alex Atala. Nenhuma casa conquistou a avaliação máxima.

“É bom para baixar a bola de todo o mundo”, diz o restaurate­ur Rogério Fasano, cujo restaurant­e Fasano foi contemplad­o. “Não vou negar que acho que eu mereceria uma estrela a mais, mas, ao mesmo tempo, digo que dificilmen­te com a nossa deficiênci­a de matéria- prima teremos três estrelas no Brasil.”

Dezesseis restaurant­es do Rio e de São Paulo, cidades que foram alvo do volume, receberam uma estrela.

Há ainda 25 casas citadas no Bib Gourmand, que compila lugares com boa relação entre qualidade e preço.

Marcelo Bastos, chef do Ji- quitaia, presente nesta última categoria, diz esperar ver reflexo no movimento na casa. “Fico lisonjeado. Tirando o fato de que eles falaram que nossa cozinha é paraense, e não paranaense”, brinca. CRITÉRIOS As estrelas do guia, que faz visitas anônimas às casas, levam em consideraç­ão a qualidade dos produtos, o domínio dos sabores e das técnicas, a personalid­ade da cozi- nha, o custo- benefício e a regularida­de dos pratos.

Ivan Ralston, à frente do Tuju, que, mesmo sem ter completado seu primeiro ano também levou uma estrela, diz que por conta de o guia levar mais em conta a comida, a casa foi bem avaliada. “Sob esse critério a gente se sai bem.”

Uma estrela significa que o restaurant­e é muito bom e prepara pratos de alto nível com consistênc­ia. Vale visitar durante uma viagem.

Duas estrelas representa­m uma cozinha excelente e pratos preparados com técnica apurada. Vale fazer um desvio para ir ao restaurant­e. A avaliação máxima é dada a restaurant­es excepciona­is, para os quais valeria uma viagem só para conhecê- los.

A Folha não conseguiu contato com o “Michelin” até a conclusão desta edição para confirmar se a lista foi publicada intenciona­lmente ou se houve vazamento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil