Colégio diz lamentar vazamento de dossiês
Imagem de todos os envolvidos ficou comprometida, disse o Bandeirantes
Atas têm anotações sobre comportamento e fama de alunos; famílias ameaçam processar escola
DE SÃO PAULO
O tradicional colégio Bandeirantes, na zona sul de São Paulo, lamentou o vazamento de dossiês sobre estudantes da instituição. A escola publicou em seu site uma nota sobre o assunto na tarde desta sexta- feira ( 20) .
Conforme a Folha revelou nesta quinta- feira ( 19), estudantes tiveram acesso a atas de reuniões pedagógicas ocorridas entre 2007 e 2012. Elas estavam arquivadas no site da instituição.
Os documentos contêm anotações sobre o comportamento e a fama de alunos e ex- alunos, além de dados médicos e familiares, o que gerou revolta entre estudantes e seus familiares.
“Sentimos muito, em primeiro lugar, o ocorrido, pois consideramos que um episódio como esse compromete a imagem de todos os envolvidos: atuais e antigos alunos, famílias e a própria escola”, diz a nota do Bandeirantes.
Inicialmente, a direção do colégio afirmara que iria apurar se um aluno do terceiro ano do ensino médio teria invadido o site do colégio para obter as informações.
Ele publicou vídeo ensinando a acessar os dados e acabou suspenso por oito dias. Em resposta, colegas fizeram um protesto e conseguiram baixar a punição do jovem para quatro dias.
Depois, o colégio reconheceu o problema no sistema do site, mas rejeitou a responsabilidade pela divulgação das informações e ameaça processar a família do estudante que publicou o vídeo.
Na nota divulgada, o colégio critica o vazamento das informações. “Lamentamos a maneira como as informações foram divulgadas, totalmente contrária aos princípios que tanto defendemos dentro da nossa instituição.”
Parentes de alunos que se sentiram lesados estudam entrar com uma ação coletiva na Justiça contra o colégio.