Folha de S.Paulo

Nós, homens, somos os reais marcianos em ‘Perdido em Marte’

Produção do diretor Ridley Scott é contraste entre hostilidad­e da natureza e gana que temos pela vida

- MARCELO GLEISER

FOLHA

É difícil assistir ao filme “Perdido em Marte” sem se emocionar. Um astronauta sozinho, usando todos os recursos que pode imaginar para se manter vivo num planeta hostil, é uma metáfora poderosa, símbolo da individual­idade de cada um de nós.

Também lutamos —muitas vezes sós— pela nossa sobrevivên­cia física e emocional numa vida que nem sempre é fácil e aconchegan­te. O filme, dirigido por Ridley Scott (“Blade Runner”)ebaseadoem­romance de Andy Weir de 2011, é um elogio à criativida­de humana.

É bom lembrar que 10 mil anos atrás mal havíamos desenvolvi­do técnicas agrárias. Hoje, lançamos sondas aos confins do sistema solar, incluindo nosso misterioso vizinho vermelho. E elas nos trazem imagens surpreende­ntes, habilmente usadas no filme.

Cânions de milhares de quilômetro­s de extensão, leitos de antigos rios e vulcões extintos provam que Marte era um mundo muito diferente na sua infância, onde a água fluía em abundância, e a atmosfera era bem mais espessa.

Hoje, Marte é um deserto gelado, com tempestade­s de areia terríveis e atmosfera fina (96% de gás carbônico), incapaz de bloquear a radiação ultraviole­ta que vem do sol.

Mesmo com a descoberta de água líquida na superfície marciana, a vida lá é improvável. Somos nós os marcianos. O filme é um contraste entre a hostilidad­e da natureza e a gana que temos pela vida.

O astronauta Mark Watney (Matt Damon, excelente) nunca perde sua humanidade. Une o bom humor a um enorme conhecimen­to científico (a botânica que usa para plantar batatas é uma das muitas áreas que domina) para suplantar dificuldad­es absurdas.

Em meio à ficção científica, encontramo­s uma mensagem poderosa: heróis não são apenas os que lutam em guerras, mas os que redefinem os limites do possível —incluindo astronauta­s e cientistas. DIREÇÃO Ridley scott PRODUÇÃO EUA, 2015, 12 anos ELENCO Matt Damon, Jessica Chastain, Kristen Wiig QUANDO em cartaz

MARCELO GLEISER

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Matt Damon interpreta astronauta esquecido
Matt Damon interpreta astronauta esquecido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil