Folha de S.Paulo

Namoro entre moda e arte é tema de mostra

Produção de artistas e estilistas dos anos 1960 foi doada pela empresa Rhodia ao Masp

- PEDRO DINIZ

FOLHA

A aproximaçã­o da moda com a arte deu início quando a estilista Elsa Schiaparel­li e o pintor surrealist­a Salvador Dalí fizeram juntos, em 1937, um vestido com estampa de lagosta. Uma coleção de roupas perdida no acervo do Masp, em São Paulo, agora em exibição no museu, revela que esse namoro das artes visuais com a costura não era exclusivid­ade dos europeus.

Como um documento da moda brasileira produzida na década de 1960, a mostra “Arte na Moda: Coleção Masp Rhodia” expõe 78 peças de vestuário feitas por nomes da arte nacional, como Alfredo Volpi (1896-1988), Willys de Castro (1926-1988), Aldemir Martins (1922-2006) e Lula Cardoso Ayres (1910-1987).

Todos eles foram contratado­spelaempre­saquímicaf­rancesa Rhodia, que divulgava produtos para tecelagens chamando artistas para usá-los em coleções. Os desfiles foram realizados­nosanos195­0e70,reunindo a elite paulistana. DESEJO DE CONSUMO O resgate desse acervo, executado pela nova curadoria do Masp, que divide a equipe de curadores em nichos de atuação, retoma a ideia de Pietro Maris Bardi de formar uma plataforma de moda em seu acervo.

Bardi, um dos fundadores do museu, acreditada que “um belo traje vale tanto quanto uma boa pintura”.

“Essas obras eram feitas para causar um desejo de consumo nas pessoas, e, hoje, revelam como produzíamo­s moda naquela época [anos 1960]”, afirma Tomás Toledo, que ao lado da jornalista Patricia Carta conduziu a curadoria da exposição.

Basicament­e os artistas fizeram estampas que, depois, foram aplicadas nos vestidos executados por costureiro­s. Alceu Pena e Dener Pamplona estão entre os nomes citados na exposição. NOVOS ACERVOS “Conseguimo­s recuperar a autoria de cada um dos vestidos, porque na época apenas os nomes dos artistas visuais apareciam”, explica Toledo. “Talvez porque os estilistas, na época, copiavam os moldes das roupas europeias.”

Algumas roupas, devido à fragilidad­e dos tecidos, foram suspensas por cabos e vestidas em manequins confeccion­ados sob medida. As peças foram dispostas em núcleos, respeitand­o elementos em comum, a exemplo dos traços geométrico­s.

O museu, diz o curador, está em busca de novos acervos de moda para exposições do próximo anos. A moda brasileira produzida a partir dos anos 1990, época em que o país começou a construir uma noção de moda nacional, é o alvo dos curadores.

“Nenhum estilista ainda nos doou nenhum material”, diz o curador. “Estamos num momento de procurar acervos particular­es.” QUANDO ter.adom.,das10hàs 18h; até 15/02/2016 ONDE Masp, av. Paulista, 1578, tel. (11) 3251-5644 QUANTO R$ 12 a R$ 15; grátis às terças, durante todo o dia, e às quintas, a partir das 17h.

 ??  ?? Vestido feito por Aldemir Martins, em exposição no MASP
Vestido feito por Aldemir Martins, em exposição no MASP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil