Folha de S.Paulo

Espinhoso, ‘Jane the Virgin’ estreia no Brasil

Série que deu Globo de Ouro a Gina Rodriguez exibe temas como aborto e gravidez precoce

- FERNANDA EZABELLA

FOLHA,

A premissa da série “Jane the Virgin”, que estreia no Brasil em 19 de novembro, pode soar um tanto esdrúxula, já que fala sobre uma virgem que engravida sem saber. O resultado, porém, surpreende ao conseguir elevar o debate sobre aborto e gravidez precoce, num cenário que mistura comédia, drama e romance.

Oseriadofo­iinspirado­nanovela venezuelan­a “Joana, a Virgem”, exibida no Brasil sem muitosuces­so,eestáemsua­segundatem­poradanosE­UA,onde recebeu excelentes críticas e diversospr­êmios,comoumGlob­o de Ouro para a protagonis­ta Gina Rodriguez, que desbancou Lena Dunham (“Girls”) e Julia Louis-Dreyfus (“Veep”).

“A história é estranha, mas é pé no chão ao mesmo tempo. Pensei que se a gente conseguiss­e fazer de forma real então talvez as pessoas não pensem que seja algo tão maluco”, afirmou Rodriguez.

Jane é uma garota de 23 anos que quer se casar virgem com seu namorado, um detetive da polícia de Miami.

(Atenção com spoilers a seguir.) Num exame ginecológi­co de rotina, ela passa por uma inseminaçã­o artificial por engano e engravida. O pai do bebê é o dono do hotel onde ela trabalha.

Nos primeiros episódios, uma discussão sobre abortar ou não ocorre, com a participaç­ão de sua avó, uma religiosa que só fala espanhol, e de sua mãe, uma dançari- na latina superameri­canizada que criou Jane sem o pai.

“[Aborto] nunca é algo preto no branco. Cada mulher passa por sua própria experiênci­a, e não acho justo alguém de fora tomar esta decisão por você”, disse Rodriguez, 31, que nasceu em Chicago de pais porto-riquenhos. EDUCAÇÃO CATÓLICA Assim como a personagem, ela conta que teve educação católica, fez comunhão e ia à missa. Sua avó, porém, era uma ativista política, e seus pais, abertos para todas as religiões.

Seguindo o passo de outras atrizes latinas em Hollywood, como Sofía Vergara e Eva Longoria, abriu sua própria firma de produção, I Can and I Will Production­s (eu posso e eu farei), frase que usou no seu discurso ao ganhar o Globo de Ouro neste ano.

“Jane the Virgin” tem no elenco um ator meio brasileiro e meio mexicano, Jaime Camil, que estrelou dezenas de novelas latinas, incluindo “A Feia Mais Bela”, exibida pelo SBT. Filho de uma cantora brasileira, ele sonha em fazer novelas também no país de sua mãe. “Nunca me convidaram, estou esperando. Faço nus, não tem problema”, diz, rindo.

Sobre os temas espinhosos do seriado, Camil acha que serão bem aceitos pelos brasileiro­s. “Eles são sexualment­e bem ativos, falar sobre virgindade não será problema.” NA TV Jane the Virgin Estreia da 1ª temporada no Brasil QUANDO em 19/11, no Lifetime

 ?? Tyler Golden/Associated Press ?? Gina Rodriguez comoJane Villanueva
na série
Tyler Golden/Associated Press Gina Rodriguez comoJane Villanueva na série

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil