Folha de S.Paulo

Mercado óptico registra queda de 1% até setembro

-

As vendas do mercado de óculos e lentes caíram 1% no acumulado dos nove primeiros meses deste ano na comparação com o mesmo período de 2014.

Durante todo o ano passado, o segmento cresceu 18% e faturou R$ 23,1 bilhões, de acordo com dados da Abióptica (associação do setor). Em 2013, a expansão havia chegado a 28%.

“O resultado é reflexo da crise política, que tem gerado instabilid­ade na economia e afetado o consumo”, afirma o presidente da entidade Bento Alcoforado.

Os consumidor­es que utilizam óculos de grau estão optando por apenas trocar a lente, permanecen­do com armações antigas, segundo o executivo.

Além da retração na demanda, o mercado óptico será impactado negativame­nte neste ano pela elevação do dólar. Hoje, as empresas brasileira­s importam 85% do total comerciali­zado.

“Os custos de importação aumentaram e nossos distribuid­ores não conseguem repassar essa variação para o consumidor final, que já não está comprando. As margens se reduziram significat­ivamente”, acrescenta.

Alcoforado espera que haja uma melhora nas vendas nos próximos meses em decorrênci­a do verão e do Natal, quando a demanda por óculos de sol costuma crescer.

“Pretendemo­s ter, pelo menos, um resultado positivo em 2015.” Em janeiro, a entidade previa fechar o ano com uma alta de 6%. Em julho, essa projeção caiu para 3%.

A gente trabalha para estar na cabeça do consumidor. Em ano de recessão, a empresa acelera mais, é o momento ganhar market share

TONY FIRJAM

 ?? Fotos Eduardo Anizelli/Folhapress ?? Representa­ntes das cinco marcas vencedoras da principal premiação
Fotos Eduardo Anizelli/Folhapress Representa­ntes das cinco marcas vencedoras da principal premiação
 ?? Leticia Moreira/Folhapress ?? Grupo da OMO comemora o prêmio Top do Top
Leticia Moreira/Folhapress Grupo da OMO comemora o prêmio Top do Top
 ??  ?? Pedro Abondanza, da Coca-Cola
Pedro Abondanza, da Coca-Cola
 ??  ?? Lota Ferraz, da Nike
Lota Ferraz, da Nike

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil