Folha de S.Paulo

Debate entre republican­os ‘poupa’ líderes

Ben Carson e Donald Trump não têm protagonis­mo no 3º encontro, marcado por ataque de Jeb Bush a Marco Rubio

- THAIS BILENKY

Pré-candidatos falam de temas econômicos; magnata elogia colegas, e senador diz que EUA ‘não confiam’ na mídia

O terceiro debate entre précandida­tos republican­os à Casa Branca, nesta quarta (28), não teve o protagonis­mo dos líderes da disputa, Ben Carson e Donald Trump.

O evento, sediado pela rede de televisiva CNBC, foi marcado por críticas à mídia e tentativas de aparecer do ex-governador da Flórida Jeb Bush, cujo desempenho nas pesquisas está aquém do esperado.

Bush atacou seu pupilo, o senador Marco Rubio, que fora criticado por um jornal local sobre sua ausência em votações no Legislativ­o da Flórida. “Marco, você foi eleito para um mandato de seis anos. Apenas renuncie e deixe alguém com o trabalho.”

Rubio contestou a estratégia do correligio­nário de atacá-lo para obter vitória. “Alguém o convenceu de que isso será bom para você. Não estou competindo com você. Estou lutando pelo país.”

O senador pelo Texas Ted Cruz ocupou todo o tempo de uma resposta para criticar os moderadore­s, cujas perguntas “mostram por que a população americana não confia mais na mídia”. Ele acusou os jornalista­s de tentarem provocar uma guerra entre os pré-candidatos. “Que tal falar sobre as questões com as quais as pessoas de verdade se preocupam?”, questionou.

Com o tema “seu dinheiro, seu voto”, o debate discorreu sobre temas econômicos. Carson, que passou Trump e está em primeiro lugar nas intenções de voto, insistiu na necessidad­e de reduzir o tamanho do Estado: “O governo não pode fazer parte de cada aspecto da nossa vida”.

Trump, cuja campanha se destacou por insultos a adversário­s de ambos os partidos, disse “gostar muito” de alguns colegas no palco e ainda ouviu um elogio: o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee disse que o “amava” e brincou que estava com uma gravata do magnata. CÂMARA DOS DEPUTADOS Mais cedo na quarta, o deputado Paul Ryan, que concorreu a vice-presidente em 2012, foi nomeado o candidato republican­o para disputar a presidênci­a da Câmara dos EUA, em reunião fechada.

Como os republican­os têm maioria, a nomeação indica que Ryan será o sucessor de John Boehner, que renunciou diante da pressão da ala mais conservado­ra da legenda.

 ??  ??
 ?? Mark J. Terrill/Associated Press ?? Ben Carson (à dir.) observa Trump em debate republican­o
Mark J. Terrill/Associated Press Ben Carson (à dir.) observa Trump em debate republican­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil