Folha de S.Paulo

Padrão de beleza, Barbie assume novo papel em propaganda feminista nos EUA

- DANIEL MARCONDES

A Mattel, fabricante da Barbie, apostou em uma “estratégia feminista” para a publicidad­e de suas bonecas nos Estados Unidos.

Em sua nova campanha, chamada de “Imagine The Possibilit­ies” (“imagine as possibilid­ades”), meninas aparecem em situações reais como professora­s, paleontólo­gas, treinadora­s de futebol americano, veterinári­as e empresária­s, causando surpresa.

Ao final da propaganda, surge uma mensagem dizendo que, quando uma menina brinca com Barbie, ela imagina tudo o que pode se tornar.

A nova propaganda busca mudar a imagem de futilidade da boneca, associada mais a salões de beleza e shopping centers do que a laboratóri­os e escritório­s.

PADRÃO DE BELEZA medidas para reagir a críticas que suas bonecas recebem pelo rígido padrão de beleza que simbolizam.

Tradiciona­lmente alta, magra e com cabelos lisos e loiros, a Barbie já apresentou mais diversidad­e na linha Fashionist­a, lançada neste ano.

A coleção conta com oito tons de pele diferentes, 14 rostos distintos, 18 cores de olhos, 22 tipos e 23 cores de cabelo. Uma diversific­ação inédita para a marca.

Outra medida da fabricante de brinquedos foi lançar a Barbie Super Faísca, superheroí­na com poderes mágicos que é um alter ego da boneca no filme “Barbie Super Princesa”. VENDAS EM BAIXA A nova estratégia da Mattel surge em resposta à queda nas vendas da boneca. No terceiro trimestre de 2015, o número de Barbies vendidas no mundo caiu 14%, a oitava queda seguida.

O mau desempenho se soma à perda para a fabricante rival Hasbro da licença para produzir, a partir de 2016, as princesas da Disney, entre elas as baseadas no filme “Frozen”.

 ?? Reprodução ?? Menina como professora em novo comercial da Barbie
Reprodução Menina como professora em novo comercial da Barbie

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil