Folha de S.Paulo

‘Orlando lado B’, Kissimmee tem aventuras na natureza

Atrações radicais envolvem balonismo e arvorismo em parques de jacarés

- SILVIO CIOFFI

Mesmo sem parques, crianças se emocionam empasseios­paraver a fauna e explorar ospântanos­locais

Se Orlando é uma terra de fantasia e ostentação, com seus megaparque­s, outra cidade, 30 km ao sul dali, serve de contrapont­o para abraçar roteiros de mais contato com a natureza —e que não ficam a dever no lado radical.

Kissimmee (“água longa” na linguagem nativa dos índios seminole, primeiros habitantes dessa região origi- LÁ DO ALTO Os passeios que melhor revelam a geografia e a natureza locais são os de balão.

E a primeira condição para descobrir Kissimmee do alto é acordar cedo: a decolagem é feita sempre às 5h30 —e sempre envolve o espetáculo de dezenas de balões subindo ao mesmo tempo.

Além de reservar, em agências como a Orlando Balloon Rides (orlandobal­loonrides. com), é necessário, no dia anterior ao voo, ligar para conferir a previsão do tempo.

No ar, o vento dita os caminhos, e o local do pouso é incerto. Silencioso, o voo sobre a plana paisagem de Kissimmee encanta também ao desvelar reflexos do sol nascente sobre os espelhos-d’água.

Na volta, em terra, muitas das atrações de Kissimmee continuam a explorar a herança dos pântanos da região.

Com um jeito de parquinho à moda antiga, o Gatorland (gatorland.com), clássico local, emociona mais as crian- ças, com seus inúmeros cercados de jacarés e um minizoo de aves exóticas. Os mais crescidos podem se divertir escorregan­do na tirolesa Screamin’ Gator Zip Line.

Também junta pequenos e marmanjos o Orlando Tree Trek (orlandotre­etrek.com), com excelente estrutura para o arvorismo: de tirolesas a cabos suspensos com trajetos de dificuldad­es variadas.

Mas se os planos forem realmente radicaliza­r e ficar coberto de lama, a região de Lake County é mais indicada.

Na Revolution Off-Road (re volutionof­froad.com; reservar), em Clermont, é possível pilotar veículos como quadricicl­os e pequenos carros anfíbios canadenses por trilhas e mesmo dentro de um lago.

Quando a noite cai, é tempo de mudar de cenário e visitar a Boogy Creek Airboats (bariboats.com), propriedad­e rural cercada por um lago onde se observa jacarés.

As lanchas são movidas a hélices como as de avião, de modo que é importante levar uma capa para se proteger do vento —e um lenço para a boca, pois há muitos insetos.

Outra parada para observar a natureza, o The Paddling Center at Shingle Creek (paddlingce­nter.com) aluga caiaques e silencioso­s barcos com motor elétrico para explorar um dos pequenos rios ainda virgens da região.

Pássaros de todos os tamanhos, pequenos jacarés e muitas tartarugas disputam o espaço com grandes árvores, refletidas nas águas plácidas desses rios.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil