Folha de S.Paulo

Passeios contam a história da ocupação local

-

DO ENVIADO A KISSIMMEE

Além dos passeios de balão, a melhor parada para conhecer detalhes da geografia e da história de Kissimmee é o singelo museu Osceola Historical Society (osceolahis­tory.org).

Na pequena casa de madeira estão expostos objetos que aludem à história da colonizaçã­o do centro da península da Flórida.

Guias voluntária­s explicam a ocupação da região por meio de imagens e mapas de época, animais silvestres taxidermiz­ados e ferramenta­s usadas nas casas e fazendas de antigament­e.

Nas fotos, dá bem para entender que a área, além de pantanosa, era —ainda é— dominada pelos “evergla- des”, lagoas rasas a dividir o espaço com riachos e árvores imensas —como ciprestes, que podem viver 3.000 anos e alcançar 30 metros.

Muitos desses cursos d’água foram dragados para ceder espaço a laranjais e fazendas de gado, atividades predominan­tes até a abertura dos parques. Mas o entorno ainda hoje serve de habitat para uma variedade de espécies de jacarés (“gators”), tartarugas, o felino de porte médio “bobcat”, javalis e aves como pica-paus.

Para conhecer esse lado natural e histórico, a Pioneer Village recria numa antiga fazenda, entre árvores centenária­s, uma vila dos anos 1880 —com autênticas casas de colonos devidament­e decoradas com mobiliário e objetos de época.

Há uma oficina de ferreiro, uma casa burguesa com moenda de cana e outra com um anexo onde laranjas eram embaladas. (SC)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil