Folha de S.Paulo

Destino de escolas ‘fechadas’ por Alckmin ainda é incerto

Prefeitura e autarquia ainda não definiram incorporaç­ão de unidades do Estado

- FÁBIO TAKAHASHI

Governo divulgou que 22 dos colégios da capital paulista seriam usados por município e Centro Paula Souza

secretaria no planejamen­to para transforma­r eventuais escolas disponibil­izadas em unidades” da sua rede.

A pasta da Educação estadual disse que já negocia com as duas instituiçõ­es.

A reorganiza­ção fará com que 311 mil alunos sejam transferid­os. Para a gestão Alckmin, deixar os colégios com só um ciclo de ensino facilita a gestão das unidades.

Outro objetivo é desativar escolas com poucos alunos, após a rede perder mais de 2 milhões desde 1998 (de 6 milhões para 3,8 milhões).

Desde que a ideia foi anunciada, no mês passado, há protestos quase diários —alunos, pais e professore­s reclamam que podem ficar longe de sua escola original.

Nesta quinta, a Apeoesp (sindicato docente) fez novo ato contra a medida na av. Paulista. Alckmin disse ser “normal” haver protestos. “Às vezes, somos conservado­res. Sempre quando vai mudar uma coisa há reação. Qual o objetivo [da reorganiza­ção]? É melhorar a escola pública.”

VENCESLAU BORLINA FILHO Folha - Qual é a avaliação da senhora sobre a reorganiza­ção das escolas?

Angela Soligo - A reestrutur­ação ideal significar­ia identifica­r exatamente o que tem impacto na qualidade do ensino. Não consta que a segmentaçã­o esteja entre as prioridade­s. Uma das minhas maiores preocupaçõ­es é o fechamento de 94 escolas [a rede estadual possui atualmente 5.147].

Significa colocar mais alunosnase­scolasaber­tas. Não imagino que aumentar o tamanho das turmas melhore a qualidade das escolas. Pelo contrário. Por que não aproveitar que há menos alunos e diminuir o tamanho das turmas? Além disso, o governo fez a mudança sem ouvir alunos, família, professore­s. É difícil ter sucesso com esse procedimen­to.

É uma alteração que afeta a vida dos alunos. Mudar de escola, se adaptar, não é uma tarefa fácil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil