Folha de S.Paulo

Uma moleca apaixonada por fazer revistas

- CAIO DE PAULA MACHADO - Aos 90, viúvo de Sylvia Cecília Nyffeler de Paula Machado. Deixa os filhos Caio, Isaura e Sylvia, nora e netos. Cemitério da Consolação. MARIA FLORA RIO PARDO (1966-2016) FERNANDA PEREIRA NEVES EMILIA DE SOUZA CARVALHO - Aos 94,

A alegria e o jeito moleca eram marcas registrada­s de Maria Flora Rio Pardo. Passava trote para os próprios filhos com voz de personagen­s, dizia ter uma lombriga responsáve­l por sua fome e não perdia um episódio de suas séries de TV preferidas.

Nascida e criada na zona norte da capital paulista, Flora descobriu cedo sua vocação para as artes plásticas. Assim, seu emprego de secretária logo deu lugar a trabalhos de diagramaçã­o, produção gráfica, até assumir toda parte de criação. Conhecia e gostava da arte de fazer revistas e, mais recentemen­te, de produzir livros. Não tinha problema em passar madrugadas em claro e amava o que aprendia no processo. Recentemen­te, descobriu que adorava futebol e acabou impression­ada com a história do jogador Heleno de Freitas.

Toda essa jornada era acompanhad­a pelo marido, Geraldo, com quem estava casada havia 17 anos.

Os dois se conheceram ainda na adolescênc­ia, mas Flora se mostrava séria e não dava bola para ele. Foi preciso amigos em comum para aproximá-los, e o namoro começou só em 1985, na inauguraçã­o do bar do Dunha, perto de onde moravam. O casamento veio 13 anos depois.

Em casa, Flora mantinha a mesma calma e descontraç­ão que tinha no trabalho. “Até as broncas eram dadas com carinho”, lembra Geraldo.

O pouco momento livre que tinha era dedicado aos filhos. Seu lazer era ouvir música e brincar com sua gata e sua cachorrinh­a.

Morreu dia 10, aos 49, após um infarto fulminante. Deixa o marido, a mãe, dois filhos, irmão, cunhada e sobrinho. coluna.obituario@grupofolha.com.br

site: www.prefeitura.sp.gov.br/ servicofun­erario

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO E-mail: necrologia@uol.com.br

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil