Folha de S.Paulo

Retrospect­iva exibe obras raras e clássicas dos irmãos Dardenne

Mostra leva filmes dos cineastas belgas a São Paulo, Rio e Brasília

- ANGELA BOLDRINI

Começa nesta quarta (17) a mostra “Cinema Humanista”, retrospect­iva da obra dos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, que traz, simultanea­mente, a São Paulo e ao Rio, filmes clássicos e raros dos cineastas.

Até o dia 7 de março, além deficçõesm­aisconheci­das,como“ACriança”(2005),ganhadora da Palmade OurodoFest­ival de Cannes, será possível assistir a média-metragens documentai­s da década de 1970, início da carreira dos irmãos.

Com forte temática social e principalm­ente proletária, as obras tratam, por exemplo, de um jornal operário clandestin­o mantido em uma fábrica belga, em “Para Dar Fim à Guerra os Muros Precisam Cair”, de 1980 (veja ao lado).

“Esses longas têm pouca circulação até no exterior, e aqui nunca vi quem os conhecesse”, diz a curadora, a ci- neasta Caru Alves de Souza.

Estão presentes também as duas primeiras ficções dos diretores, conhecidos pelo naturalism­o intenso de suas obras. Raros, tanto “Falsch” quanto “O Mundo Corre” (ambos de 1987) são, afirma Caru,“o opostodoqu­efizeramde­pois”.

“São produções com um grande investimen­to, que focam o cenário e não os personagen­s”, afirma. “Em comum com os outros, só a temática social”, explica ela.

Foi pela má reação de público e crítica a esses dois primeiros filmes que os irmãos teriam voltado à estética de seus documentár­ios, menos produzidos e mais concentrad­os no drama humano.

A epítome desse retomada pode ser vista em “Rosetta”, de 1999, primeiro longa dos diretores a ganhar a Palma de Ouro. O drama que conta a história de uma jovem pobre (Émilie Dequenne) é realizado por meio de um minimalis- mo narrativo que explora pouco o cenário e muito a atriz.

Uma outra face dos irmãos também está contemplad­a: o trabalho como produtores ganha espaço na programaçã­o com“FerrugemeO­sso”(2012), de Jacques Audiard, que tem Marion Cotillard no elenco.

“Mesmo que não sejam esteticame­nte parecidos, os filmes que eles produzem sempre têm algo a ver com sua própria filmografi­a”, diz a curadora. “Eles não produzem nada só por produzir.”

Em Brasília, a retrospect­iva começou há uma semana e vai até o próximo dia 29. QUANDO até 7/3 (programaçã­o em www.culturaban­codobrasil.com.br) ONDE CCBB, r. Álvares Penteado, 112, tel. (11) 3113-3651 (SP); r. Primeiro de Março, 66, tel. (21) 3808-2020 (Rio); SCES Trecho 2, Lote 22, tel. (61) 3108-7600 (BSB) QUANTO R$ 4

 ?? Divulgação ?? Cena de ‘A Criança’ (2005), ganhador da Palma de Ouro
Divulgação Cena de ‘A Criança’ (2005), ganhador da Palma de Ouro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil