Folha de S.Paulo

Morre o colecionad­or de arte Marco Antonio Mastrobuon­o

Fundador do Instituto Alfredo Volpi sofria de câncer no intestino e não resistiu a cirurgia

- SILAS MARTÍ

Morreu na manhã de terça (16), em São Paulo, aos 80, o colecionad­or de arte e engenheiro Marco Antonio Mastrobuon­o. Ele sofria de câncer no intestino e havia passado por uma cirurgia para retirar parte doestômago,masnãoresi­stiu.

Mastrobuon­o ficou conhecido por ter reunido um dos maiores acervos da obra de Alfredo Volpi (1896-1988), além de ter fundado e presidido a instituiçã­o responsáve­l pelo espólio do artista.

Ao lado de Theon Spanudis e Domingos Giobbi, Mastrobuon­o foi um dos primeiros colecionad­ores a comprar e chancelar a obra de Volpi nos anos 1970, tendo ajudado a fir- mar seu nome no mercado.

“Ele era uma pessoa encantador­a, um gênio”, diz o marchand Thiago Gomide, que trabalhou com Mastrobuon­o para levar obras de Volpi à feira Art Basel Miami em 2014.

Mastrobuon­o ainda escreveu a biografia “Alfredo - Pinturas e Bordados”, com detalhes sobre a técnica e a vida de Volpi. Esforços para elencar toda a obra do artista também foram liderados pelo colecionad­or.

Nos anos 1980, ele foi secretário de planejamen­to da gestão de Jânio Quadros à frente da Prefeitura de São Paulo.

Há dois anos, ele lançou um livro contra decreto do Ministério da Cultura que visava evitar a venda de obras de arte importante­s do país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil