Folha de S.Paulo

Banda que tocava na hora dos atentados volta a Paris

Eagles of Death Metal fazem show no Olympia, três meses após massacre durante apresentaç­ão no Bataclan

-

A banda de rock california­na Eagles of Death Metal fez nesta terça-feira (16) um show em Paris tendo na plateia muitos dos fãs que sobreviver­am ao massacre ocorrido durante sua última apresentaç­ão na capital francesa, no Bataclan, em novembro de 2015.

“Bonsoir Paris, estamos prontos para isso”, disse o líder da banda, Jesse Hughes, ao público da casa de shows Olympia antes de começar a tocar sua primeira canção.

A apresentaç­ão da banda em 13 de novembro, dia dos ataques em Paris, transformo­u-se em um banho de sangue quando homens-bomba islâmicos invadiram o local.

Dos 130 mortos dos atentados, 90 morreram no Bataclan. Aqueles que escaparam conseguira­m sobreviver após se esconder durante horas até que a polícia pusesse fim à ação dos terrorista­s.

Policiais armados montaram guarda nas entradas do Olympia para o show desta terça, com checagem de bolsas e revistas corporais.

Antes do show, muitos demonstrav­am bom humor do lado de fora, enquanto bebiam e conversava­m de for- ma descontraí­da com amigos.

TEMOR

Apesar do clima menos pesado, alguns sobreviven­tes ainda não superaram o trauma de três meses atrás. Alexis Lebrun disse estar “muito assustado” e afirmou que só iria ao show se consideras­se a segurança adequada.

Perante uma comissão de terrorismo francesa, ele e outros sobreviven­tes questionar­am previament­e como o governo francês fracassou em impedir a violência de novembro, que aconteceu apenas dez meses depois dos ataques contra o semanário satírico Charlie Hebdo e um mercado kosher.

“Não houve medidas de segurança [no Bataclan]. Não havia presença militar ou policial”, afirmou Lebrun, apontando para potenciais falhas apesar do aumento do alerta de segurança em Paris desde o “Charlie Hebdo”.

“Como o alerta de segurança nacional estava no nível mais alto e ainda assim não foram mobilizado­s guardas nos lugares que recebiam milhares de pessoas?”, indagou.

Antes do show, Hughes, líder dos Eagles, chorou ao dizer: “Não sei por que Deus nos escolheu para ser a banda [que tocava durante o atentado]”. O grupo retomou no sábado (13) sua turnê internacio­nal.

 ?? David Wolff-Patrick/Reuters ?? Jesse Hugues, líder da banda americana Eagles of Death Metal, canta no primeiro show do grupo em Paris após ataques
David Wolff-Patrick/Reuters Jesse Hugues, líder da banda americana Eagles of Death Metal, canta no primeiro show do grupo em Paris após ataques

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil