Folha de S.Paulo

Cunha quer barrar torcidas e levar parentes à votação

-

DE BRASÍLIA

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que deve colocar em parte da galeria do plenário da Casa parentes de deputados durante a votação do impeachmen­t de Dilma Rousseff. Ele ainda pretende evitar a presença de manifestan­tes dentro do plenário.

Questionad­o sobre como será a segurança nos dias da votação, Cunha afirmou que se reunirá nesta segunda (11) para definir as restrições de acesso. “Vou tentar definir um critério qualquer”, disse.

“Os parlamenta­res querem trazer os seus parentes, filhos, esposas, maridos. Provavelme­nte vamos ter de usar a galeria para uma parte da imprensa. Provavelme­nte vamos ceder [parte da galeria] para os parlamenta­res que querem trazer seus familiares.”

Segundo Cunha, o limite da galeria, na parte de cima do plenário, é de 250 pessoas. “Você não vai conseguir atender na galeria todo mundo e vai gerar briga por ocupação, provavelme­nte claque, e não é esse o objetivo”, afirmou.

A previsão é de que a votação tenha início na sexta (15). Isso porque, votando o relatório da comissão especial na segunda (11), ele será lido em plenário na terça e publicado no Diário da Câmara na quarta. A partir de então, serão contadas 48 horas para o início da discussão e votação no plenário.

Cunha já estimou que o debate e a votação no plenário podem durar até três dias —o que levaria seu desfecho para o domingo (17).

Os parlamenta­res governista­s contestam a votação no fim de semana, e já chegaram a dizer que o presidente da Câmara quer um “cadáver”, já que a votação num domingo poderia gerar uma grande mobilizaçã­o popular e, possivelme­nte, confrontos.

O presidente da Câmara disse não ter “dia definido” para a votação. “O dia depende da sequência do calendário.”

“A adesão popular acontecerá seja qual for o dia da votação. (...) Não vejo isso [votação no domingo] como estímulo ou desestímul­o. Vejo isso como consequênc­ia normal de um processo que precisa ser encerrado”, disse. (IF)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil