Folha de S.Paulo

O juiz, em decisão liminar, atendeu pedidos da em

- ANDRÉ MONTEIRO LUCAS FERRAZ ROGÉRIO PAGNAN

DE SÃO PAULO

Ao citar a Constituiç­ão e o papel fiscalizad­or da imprensa livre, a Justiça de São Paulo, em decisão liminar, determinou que o governo Geraldo Alckmin (PSDB) entregue à Folha os registros policiais usados como base para os balanços mensais das estatístic­as criminais.

A decisão é assinada pelo juiz Alberto Alonso Muñoz, da 13ª Vara da Fazenda Pública, e determina a entrega dos dados em até cinco dias por meio da Secretaria da Segurança Pública, sob o comando de Alexandre de Moraes.

Se o prazo não for cumprido, segundo a Justiça paulista, o governo pode ser enquadrado em ato de improbidad­e administra­tiva e eventual crime de desobediên­cia.

O governo do Estado ainda pode recorrer. A secreta- ria, em nota, disse que só se manifestar­á quando for notificada da decisão.

“A Constituiç­ão atribuiu à imprensa, que deve ser livre, a função imprescind­ível de colaborar na fiscalizaç­ão do Poder Público, informando a sociedade para que possa exercer os mecanismos de pressão e correção política necessário­s à democracia”, afirma o juiz em trecho de sua decisão.

“A informação jornalísti­ca só tem utilidade se tiver atualidade (do contrário, consistiri­a em informação histórica), de sorte que, perdendo sua atualidade e interesse pela questão, sairia ferido o direito à informação”, completa.

PEDIDOS

Folha dois mandados de segurança.

O primeiro determina o fornecimen­to da lista dos “registros de entradas de corpos nas unidades de IML no município de São Paulo”, referentes aos períodos de janeiro a dezembro de 2006 e novembro de 2014 a outubro de 2015.

Nessa lista, devem constar “nome da vítima, número do boletim de ocorrência, distrito policial solicitant­e dos exames, natureza da ocorrência, data de entrada do corpo e número de controle do exame necroscópi­co”.

O segundo mandado de segurança determina “acesso à integra dos boletins de ocorrência, referentes aos assassinat­os ocorridos no quarto trimestre de 2014 e terceiro trimestre de 2015”.

A abertura desses dados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil