Folha de S.Paulo

Após susto, Wallace conduz Cruzeiro em busca da temporada perfeita

SUPERLIGA Atleta de 28 anos, que temeu pela carreira em 2015, é destaque na final da Superliga

- PAULO ROBERTO CONDE

A diferença do nosso time é essa: sempre que jogamos é para buscar título. A filosofia é de ganhar e o elenco é comprometi­do. Sinceramen­te, não pensei que chegaria tão rapidament­e neste patamar

Quando a bola entrar em jogo às 9h40 deste domingo (10) para a decisão da Superliga masculina, entre Cruzeiro e Campinas, boa parte das atenções estará voltada a Wallace, 28, 1,98 m, destaque da equipe mineira. A partida será disputada em Brasília.

Único em quadra com status de titular da seleção brasileira, o oposto (o atacante de força, que não se preocupa tanto com o passe) não imaginava atuar em alto nível há alguns meses.

Tampouco que ajudaria seu time a estar a apenas três sets de consolidar uma temporada de 2015/16 perfeita.

Tudo começou em julho passado, quando sentiu “dorzinha” nas costas em um treino antes do início da fase final da Liga Mundial, no Rio.

Em que pese o exame não ter indicado problema, ele não conseguiu ir à quadra. Achou que era coisa passageira, mas estava enganado.

“Alguns dias depois, passei a sentir dormência entre as pernas”, disse. “Precisei voltar antes de uma viagem a Jericoacoa­ra, pois tinha dificuldad­e de ficar em pé.”

Não ero só isso. Wallace contou que “andava tipo velhinho de bengala” e só conseguia dormir sentado.

O diagnóstic­o do médico foi taxativo: era necessária cirurgia para corrigir a hérnia de disco, que acabou por tirá-lo de ação por dois meses.

Para alguém que nunca havia sido submetido a uma intervençã­o, foi um baque. “Pensei que podia deixar a seleção”, disse. “Me preocupei em não conseguir jogar mais no nível de antes.”

Sofreu para recuperar a forma, mas se reencontro­u e hoje não sente dor.

Quem agradece é o Cruzeiro. Com seu oposto em grande fase, o time celeste enfileirou títulos em uma temporada impression­ante. O troféu da Superliga pode ser o sexto desde setembro passado.

O Cruzeiro já faturou o título do Campeonato Mundial de clubes, da Supercopa, da Copa Brasil, do Sul-Americano de clubes e do Mineiro.

A partida contra o Campinas será a sexta final consecutiv­a dos mineiros no Nacional: são três taças e dois vicecampeo­natos desde 2011.

Wallace é o quarto maior pontuador do torneio. Até hoje, soma 3.759 pontos dentro da competição. “Ele era um menino com muito potencial. Tive a felicidade de encontrálo e colocá-lo para jogar de titular ainda novo. Ele cresceu muito”, afirmou o técnico do Cruzeiro, Marcelo Mendez.

Independen­temente de título, o oposto deve ser nome certo na lista de convocados

WALLACE

oposto do Cruzeiro

 ?? Douglas Magno - 26.mar.2016/“O Tempo” ?? Wallace durante partida pelo Cruzeiro na Superliga de vôlei
Douglas Magno - 26.mar.2016/“O Tempo” Wallace durante partida pelo Cruzeiro na Superliga de vôlei

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil