Folha de S.Paulo

Mil protestara­m contra o tratado em Hannover.

-

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente dos EUA, Barack Obama, elogiou neste domingo (24) a chanceler alemã, Angela Merkel, pelo manejo da crise de refugiados na Europa.

Os dois se encontrara­m durante visita do líder americano à Alemanha para defender o tratado de livre comércio entre os EUA e a União Europeia (UE). A visita ao continente é uma das mais importante­s de Obama antes de deixar o cargo, em janeiro de 2017.

Para Obama, Merkel “está do lado certo da história” ao dar o acolhiment­o aos estrangeir­os, principalm­ente os sírios. “Merkel dá voz aos princípios que unem as pessoas, e não aos que as dividem.”

Ele diz sentir orgulho por Merkel ter adotado políticas mais brandas para expressar preocupaçõ­es humanitári­as. O acolhiment­o de refugiados em território alemão é criticado pela oposição à chanceler e levou a protestos de grupos de extrema direita.

Ainda na questão dos refugiados, Merkel também é alvo de críticas por ceder demais à Turquia em prol do acordo para conter a chegada de mais estrangeir­os.

Dentre as questões mais polêmicas, está a autorizaçã­o para um processo contra um comediante que fez um poema satírico ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Apesar de ter apoiado os esforços de Merkel para conter a crise, Obama disse não apoiar a criação de zonas seguras dentro do território sírio para abrigar pessoas que fogem da guerra civil no país.

“Na prática, infelizmen­te, é bem difícil ver como isso funcionari­a sem que estejamos dispostos a dominar militarmen­te uma parte daquele país.E issorequer também um grande comprometi­mento militar para proteger os refugiados de ataques”, afirmou.

No sábado (23), a alemã havia defendido a proposta ao visitar o campo de refugiados de Gaziantep, na Turquia.

A crise de refugiados deverá ser um dos principais temas da reunião de Obama com Merkel, o presidente da Fran- ça, François Hollande, e os premiês britânico, David Cameron, e italiano, Matteo Renzi, na tarde de segunda (24).

A previsão é de que os cinco líderes discutam o reforço da operação militar conjunta da UE no Mediterrân­eo para conter o fluxo de refugiados na rota entre a Líbia e a Itália.

Antes da reunião, ele deverá fazer um discurso em que anunciará o envio de mais 250 militares à Síria, aumentando para 300 o número de soldados que ajudam os combatente­s locais a enfrentar a milícia terrorista Estado Islâmico.

Segundo membros do governo americano, a maior parte da tropa será de integrante­s das forças especiais. A intenção é reforçar o combate ao Estado Islâmico no momento em que a facção começa a perder terreno.

No mesmo discurso, ele deverá reiterar a defesa do tratado comercial entre a UE e EUA. O acordo é criticado nos dois lados do Atlântico por beneficiar mais multinacio­nais que produtores locais. No sábado (23), cerca de 30 ESTABILIDA­DE A reunião e a visita à Europa são encaradas por Obama como uma tentativa de estabiliza­r a UE, o principal aliado dos EUA. O primeiro passo foi dado na sexta (22), quando foi a Londres para defender a continuida­de do Reino Unido na UE, a dois meses da consulta sobre a permanênci­a dos britânicos no bloco.

Os esforços, porém, podem ser em vão dependendo de quem for o eleito para ocupar a Casa Branca e das mudanças políticas na Europa.

Tanto a democrata Hillary Clinton quando os candidatos republican­os têm se colocado contra o acordo de livre comércio com a UE. No caso dos republican­os, também há a retórica contra os refugiados.

Em 2017, haverá também eleições gerais na França e na Alemanha, e Hollande e Merkel enfrentam a baixa popularida­de e a ascensão de uma extrema direita contrária a livre comércio e refugiados.

 ?? Ronny Hartmann/AFP ?? Em discurso, líder deve anunciar o envio de 250 militares à Síria e fazer nova defesa a acordo comercial com UE Presidente Obama cumpriment­a a chanceler alemã, Angela Merkel, em visita ao país para defender acordo de livre comércio entre EUA e União...
Ronny Hartmann/AFP Em discurso, líder deve anunciar o envio de 250 militares à Síria e fazer nova defesa a acordo comercial com UE Presidente Obama cumpriment­a a chanceler alemã, Angela Merkel, em visita ao país para defender acordo de livre comércio entre EUA e União...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil