Folha de S.Paulo

Distribuid­oras e atacadista­s se unem na logística

-

Para reduzir custos e sobreviver à crise, distribuid­oras e atacadista­s têm se unido para dividir viagens com o mesmo destino.

No Ceará, sete companhias se juntaram para compartilh­ar caminhões que faziam entregas individuai­s nas regiões central e sul do Estado. Com o consórcio, a redução da despesa pode chegar a 30%, segundo as empresas.

“Às vezes, a companhia levava uma semana para formar uma carga para um destino. Vimos que com a entrega conjunta, o tempo e o gasto cairiam”, diz José do Egito Frota Lopes Filho, da distribuid­ora Jotujé.

Para organizar as entregas das empresas, que trabalham com sistemas de controle diferentes, o grupo contratou uma operadora logística.

“Com a diminuição do volume de trabalho, todos esperavam muito para fechar uma viagem e corriam o risco de perder posição no mercado”, diz Paulo Silas, da Addliner, responsáve­l pelas entregas.

Em fevereiro, depois de 22 meses consecutiv­os de queda, o faturament­o do setor atacadista distribuid­or cresceu em termos reais —alta de 6,16% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Em Mato Grosso, as viagens e a armazenage­m compartilh­adas começaram antes da crise com quatro empresas, mas agora há outras interessad­as, diz Sérgio José Gomes, da Fortaleza Distribuid­ora.

“O Estado é extenso e com população pouco concentrad­a. Com esse sistema, a gente não se preocupa com transporte ou estocagem.”

 ?? Karime Xavier - 13.out.2014/Folhapress ?? José do Egito Frota Lopes Filho, da distribuid­ora Jotujé
Karime Xavier - 13.out.2014/Folhapress José do Egito Frota Lopes Filho, da distribuid­ora Jotujé

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil