Folha de S.Paulo

Um engenheiro com décadas dedicadas ao café

- ALEXANDRE FONTANA BELTRÃO (1924-2016) FERNANDA PEREIRA NEVES CIRO DOMINGUES BAILÃO JUNIOR - SERVIÇO LUIZA IERVOLINO BIFULCO - E-mail:

O café não era apenas um estimulant­e diário na vida de Alexandre Fontana Beltrão. O engenheiro de Curitiba dedicou décadas de sua carreira ao mercado cafeeiro, fosse estudando suas regras, incentivan­do a produção e o consumo, ou até trabalhand­o para sua modernizaç­ão.

Nascido e criado na capital paranaense, Alex era o mais velho de cinco irmãos, descendent­es de uma família influente política e economicam­ente no Estado. Duas cidades receberam nomes em homenagem a membros de sua família: Engenheiro Beltrão e Francisco Beltrão.

Alex, porém, deixou o Paraná ainda na juventude. Estudou na USP e na Escola de Engenharia do Rio, e abriu um escritório de estudos econômicos antes de ser convidado para atuar no Instituto Brasileiro do Café pelo então presidente Humberto Castelo Branco, em 1964.

Foram três anos, até ser chamado para a Organizaçã­o Internacio­nal do Café, em Londres. Lá ficou por 26 anos —foi o diretor com mais tempo no cargo.

Toda a jornada foi acompanhad­a pela mulher, Anna Emília. Os dois se conheceram no início dos anos 60 em um baile de Carnaval em Curitiba e viveram juntos até o final, somando 52 anos de casados.

Alegre e bem-humorado, adorava programas culturais, como cinema, concertos, óperas e balés. Entre as várias viagens que fazia com a mu- lher, tinha a Grécia como um de seus destinos prediletos.

Longe do café, participou da escolha do local para o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Seu grande orgulho.

Morreu dia 4, aos 92 anos, devido a um AVC. Deixa a mulher, dois filhos e três netos. coluna.obituario@grupofolha.com.br

Aos 65. Deixa as filhas, Marina, Paula e Fernanda, e o neto, Olavo. Cemitério Municipal de Bebedouro, av. Major Eduardo Silva Pereira, Centro, Bebedouro (SP). VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 / site: www.prefeitura. sp.gov.br/servicofun­erario Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento. 7º DIA

Nesta segunda (25), às 19h, na Igreja São Francisco de Assis, r. Borges Lagoa, 1.209, Vila Clementino. ANÚNCIO PAGO NA FOLHA: tel. (11) 3224-4000 Segunda à sexta, das 8h às 20h Sábados e domingos, das 10h às 17h. AVISO GRATUITO NA SEÇÃO

necrologia@uol.com.br Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil