Folha de S.Paulo

SÃO PAULO FASHION WEEK

- GIULIANA MESQUITA COLABORAÇíO PARA A PEDRO DINIZ

COLUNISTA DA FOLHA FOLHA

Fause Haten é um estilista independen­te na moda brasileira. Desde o tempo em que nem se falava do sucateamen­to do formato desfile de moda, ele tenta diversific­ar, quebrar padrões e revolucion­ar a forma com a qual apresenta suas roupas.

Ele voltou ao calendário do São Paulo Fashion Week às 20h30 deste domingo (24), apósumatem­poradalong­eda passarela, numa performanc­e feita sob encomenda para o Sesc Ipiranga.

Inspirado numa apresentaç­ão própria de 2013, o multiartis­ta performáti­co decidiu recriar a sua Fábrica do Dr. F. no Parque Independên­cia, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Nas últimas semanas, ele costurou, com as próprias mãos as peças que vestiram bonecas em tamanho real que abririam esta 41ª SPFW.

O desfile, batizado de “Marlene”, é parte de um projeto maior de construção do figurino da peça de teatro a ser encenada no segundo semestre e escrita pelo próprio estilista.

São oito looks masculinos e 14 femininos, incluindo casacos de moletom bordados, jaquetas esportivas afastadas do corpo, camisetas de banda vintage reformadas, franjas e muitos cristais que decoram calças largas e blusinhas transparen­tes.

Assim como em desfiles passados, o designer usou a dramaturgi­a e a própria voz.

Naapresent­ação,quedurou umpoucomai­sde30minut­os, as bonecas foram manipulada­s lentamente por homens de preto, que interpreta­ram suas emoções. O “desfile” foi embalado por um som de pia- no e a voz de Fause Haten, autodenomi­nado artista. Assim que entrou em cena, para cantar uma versão de La Vie En Rose, seu microfone falhou.

A atriz alemã Marlene Dietrich estampou os rostos das marionetes, com maquiagem e cabelo únicos, criados por Ricardo dos Anjos. “Acho incrível esse tipo de apresentaç­ão. Esse é nosso jeito de criar educaçãode­moda”,dizPauloBo­rges, fundador da SPFW, minutos antes da apresentaç­ão.

A SPFW é fechada para convidados, mas, nesta abertura do evento, o público pode acompanhar o vaivém fashionist­a. “Estávamos pas- seando por aqui no parque e acabamosfi­candoporqu­eadoramos moda”, conta Maria do Socorro, 45, acompanhad­a de sua filha, Nathallya Ferreira, 10. Elas esperaram ansiosas nas escadarias do parque o início da performanc­e.

“Acho que a gente precisa ver um pouco do monumento da independên­cia pintado de rosa”, disse o estilista nos bastidores do evento. QUANDO seg. (25) a sex. (29) ONDE Fundação Bienal (av. Pedro Álvares Cabral, s/n, parque Ibirapuera) QUANTO só para convidados

 ?? Paulo Troya/Folhapress ?? Bonecas são manipulada­s por homens de preto em performanc­e de Fause Haten; desfile abriu a 41ª edição do evento
Paulo Troya/Folhapress Bonecas são manipulada­s por homens de preto em performanc­e de Fause Haten; desfile abriu a 41ª edição do evento
 ?? Reprodução ?? Croquis da coleção do estilista mineiro Ronaldo Fraga
Reprodução Croquis da coleção do estilista mineiro Ronaldo Fraga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil