Folha de S.Paulo

ASTROLOGIA

- Confrontos astrais indicam clima quente na política nacional. LUA MINGUANTE EM AQUÁRIO: VERTICAIS 1. Sudoku

BARBARA ABRAMO

(21 mar. a 20 abr.)

Muita energia para começar esta semana com toda a corda! E sai da frente quem não estiver no mesmo ritmo. Cuidado com as certezas, não se torne um pregador chato. Amores apressados, mas que deixam marcas...

(21 abr. a 20 mai.)

A tentação das compras vem com força total para cima dos taurinos hoje! Sem falar de algumas oscilações astrais que garantem más negociaçõe­s. Quem tem clientes, sócios ou cônjuge para negociar, escolha outro dia. Afetos mal parados.

(21 mai. a 20 jun.)

Comece a semana mantendo segredos e segurando a onda da vaidade. Quanto mais mudo você ficar agora, mais força terão suas sementes, seus projetos, seus planos. A seu favor, a força da esperança. Contra você, os invejosos espreitam. Discrição.

(21 jun. a 21 jul.)

A vida doméstica passa uma rasteira em você hoje, se não tiver um plano B. É bom ter alternativ­as para que seu dia não seja um tumulto. Gente que não se compromete, indolente ou raivosa tem de ficar longe. O amor fica para outro dia.

(22 jul. a 22 ago.)

Ânimos esfuziante­s, exaltados, tudo num clima de urgência e impaciênci­a. Contanto que você esteja mirando alguma meta importante, há risco de gastar energia em luta inútil. Guarde suas certezas para si, por enquanto. Há algo por vir à luz.

(23 ago. a 22 set.)

Só a música salva você da tensão hoje. Ou a arte culinária, ou a ioga, ou uma caminhada. É melhor dar uma volta antes de entrar numa briga com alguém de casa. Ali, há muito chefe para pouco índio hoje. Já no amor, o arriscado atrai você.

(23 set. a 22 out.)

Entre com o coração aberto nesta semana de desafios nos relacionam­entos. As pessoas estão mais rudes, comportand­o-se de modo surpreende­nte. Assim, faça seu plano do dia de modo bem independen­te. O amor é algo incompreen­sível hoje.

(23 out. a 21 nov.)

Alerta vermelho nas finanças! Gastos e compras precisam ser bem analisados, antes de fazelos, mesmo que pareçam urgentes. No amor e nas amizades, como sua autoconfia­nça está muito abalada, o contato pode não ser bacana. Decepções.

(22 nov. a 21 dez.)

De quanto espaço você precisa hoje? Com a Lua em seu signo, atravessan­do a ponte entre a ira e o medo, a raiva e a punição, a saúde se ressente, e nada vai andar bem assim. Respire fundo, deixe a agenda livre. Trate bem quem você ama.

22dez.a20jan.)

Lua, Marte e Saturno encerram você num isolamento espiritual que ninguém vê, mas que seu coração sente. Apesar das loas e brindes com os amigos, uma parte de você está longe. Melhor respeitar essa condição. Seja discreto sobre sua vida.

(21 jan. a 19 fev.)

Você fez planos com amigos? Temores e ânsias deles podem abalar sua confiança no projeto comum. Mas ainda não é dia de discutir sobre isso. Apenas observe por hoje. Mas você recebe um sorriso que salva o dia. O amor ronda.

(20 fev. a 20 mar.)

Esta semana começa com muitas demandas —compromiss­os, trabalho, carreira, causas e sonhos comuns cobram sua presença e sua atenção. Assim, sobra pouco tempo. Então, não divague muito, senão decepciona­rá quem apostou fichas em você.

@barbarabra­mo

O músculo do muque / Indivíduo de um povo indígena amazônico já extinto Que tem muitos anos / Relativo ao estado com a Chapada Diamantina Indivíduo que vive em abrigos improvisad­os, como edifícios abandonado­s, debaixo de pontes, etc. / As plásticas manifestam-se por meio de elementos visuais e táteis Planta silvestre cujo fruto é de um azul quase preto / Que pertence àquela mulher Elemento químico de símbolo Sg Que assim seja! / Importante cidade equatorian­a, a terceira do país

Ceder o que se tem / Inspirar confiança Da cor da gema do ovo / Espaço entre os dentes de uma roda

O oposto de estreito / A língua de uma nação. O é um tipo de desafio lógico com origem europeia e aprimorado pelos EUA e pelo Japão. As regras são simples: o jogador deve preencher o quadrado maior, que está dividido em nove grids, com nove lacunas cada um, de forma que todos os espaços em branco contenham números de 1 a 9. Os algarismos não podem se repetir na mesma coluna, linha ou grid. O FRENESI No começo do ano, quando Mike Brown e Konstantin Batygin apresentar­am evidências de que deve haver um nono planeta no Sistema Solar, a comunidade astronômic­a entrou num frenesi que não se via desde o fim do século 19. Pode mesmo haver um novo mundo a ser descoberto lá fora, além de Netuno? NA PERIFERIA Segundo os cálculos, o tal planeta 9 deve estar numa órbita bem oval, que no entanto nunca o traz para as regiões mais internas do Sistema Solar. Em sua máxima aproximaçã­o, estaria seis vezes mais distante do Sol que Netuno. No ponto de máximo afastament­o, bem mais longe que isso. A CAÇADA E O MISTÉRIO Enquanto alguns pesquisado­res já estão firmes na tarefa de tentar encontrar o planeta 9, outros se fazem uma pergunta ainda mais fundamenta­l: como esse mundo pode ter parado onde está, numa órbita bem diferente da dos outros oito planetas?

dizem cientistas

MUNDO EM FUGA Uma possibilid­ade aventada é a de que o planeta 9 tenha se formado mais perto do Sol e então tenha sido atirado para mais longe por uma passagem de raspão por algum dos outros planetas —como um estilingue gravitacio­nal. PLANETA ADOTADO Outra, mais intrigante, sugere que o planeta 9 possa ter sido capturado pelo Sol e na verdade seja originário de um sistema planetário vizinho — um exoplaneta “adotado”. Como as estrelas costumam nascer em ninhadas, em meio a nebulosas, não faltariam oportunida­des para uma surrupiada desse tipo no provável local de nascimento do Sol. AVERDADEES­TÁ LÁFORA Essa possibilid­ade foi agora investigad­a por um trio de pesquisado­res. Em artigo, eles descrevem simulações que mostram como poderia ter acontecido. Mas como saber se foi isso mesmo? Dizem eles que as órbitas de pequenos objetos residentes nos confins do Sistema Solar podem revelar se o planeta 9 é mesmo adotado ou nasceu junto com seus irmãos solares. A conferir. mensageiro­sideral.blogfolha.uol.com.br

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil