Folha de S.Paulo

DECISIVO

PAULISTA Goleiro santista se consagra após time abrir 2 a 0 e ceder empate

- EDUARDO RODRIGUES

A torcida do Santos já comemorava a classifica­ção da equipe para a final do Paulista quando Rafael Marques, do Palmeiras, entrou em campo, marcou dois gols em dois minutos, levou o jogo para os pênaltis e se candidatou a herói do clássico deste domingo (24), na Vila Belmiro.

Mas o nome do jogo acabou sendo outro: Vanderlei.

O goleiro santista defendeu duas cobranças na disputa por pênaltis —do próprio Rafael Marques e do atacante Lucas Barrios—, e ajudou sua equipe a se classifica­r para a final do Paulista.

A vaga veio após o erro na cobrança do goleiro Fernando Prass, que havia defendido pênalti de Lucas Lima.

“Estávamos com o jogo ganho e demos dois vacilos que o Palmeiras aproveitou. Mas a gente sabia que conseguiri­a essa vitória”, afirmou o goleiro santista após se consagrar na Vila Belmiro.

Os mais de 13 mil torcedores no estádio, todos santistas —seguindo a determinaç­ão da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, que proibiu a entrada de torcedores visitantes nos clássicos paulistas—, viram o time alvinegro abrir o placar aos 36 min do primeiro tempo, com gol de Gabriel.

O Santos ampliou a vantagem, novamente com gol do atacante na segunda etapa.

A classifica­ção santista parecia definida, mas os gols de Rafael Marques, após os 42 min, colocaram o Palmeiras novamente no páreo e levaram o jogo para os pênaltis.

Esta foi a terceira vez seguida em menos de um ano que Santos e Palmeiras definiram o resultado nas penalidade­s.

Na primeira ocasião, os santistas se deram melhor, na final do Paulista de 2015. Na segunda, também no ano passado, os palmeirens­es ficaram com o título da Copa do Brasil.

Com a classifica­ção, o Santos disputará sua décima final em 11 anos. A marca supera um recorde da era Pelé, que ficou entre os dois primeiros colocados do Estadual em nove dos onze torneios disputados entre os anos de 1956 e 1966. Esta também será a oitava decisão seguida.

Por ter feito a melhor campanha, o Santos tem a vantagem de fazer em casa o segundo jogo da final, em jogos de ida e volta, contra o Audax.

Os locais das partidas, que devem acontecer nos dias 1º e 8 de maio, serão definidos nesta segunda (25), em reunião na FPF (Federação Paulista de Futebol). Com torcida única na Vila Belmiro, santistas protestara­m contra a medida da Secretaria de Segurança Pública. Em uma das manifestaç­ões, torcedores escreveram “liberdade nas arquibanca­das”. Na área das organizada­s, torcedores exibiram faixas como “que horas é a merenda?” (em alusão ao escândalo da máfia das merendas).

 ?? Danilo Verpa/Folhapress ?? Vanderlei, goleiro do Santos, defende dois pênaltis contra o Palmeiras e garante a classifica­ção de seu time para a final do Paulista, contra o Audax
Danilo Verpa/Folhapress Vanderlei, goleiro do Santos, defende dois pênaltis contra o Palmeiras e garante a classifica­ção de seu time para a final do Paulista, contra o Audax

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil