Folha de S.Paulo

Havana recebe com festa 1º cruzeiro americano desde 1959

-

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O primeiro cruzeiro americano a desembarca­r em Cuba em décadas chegou a Havana nesta segunda (2), em meio à curiosidad­e de turistas e à emoção de cubanos que há muito não pisavam na ilha.

“Estou nervosa e animada ao mesmo tempo, deixei Cuba há 48 anos, quando eu tinha 6 anos. Então, imagine tudo o que estou sentido agora”, disse Anna Garcia enquanto deixava o navio.

Os passageiro­s foram recebidos com música ao vivo e danças no único terminal de cruzeiros, estatal, de Havana.

Mais de 700 viajantes estão a bordo do navio da empresa Carnival, a primeira a conseguir a licença para operar a rota, que será feita duas vezes por mês. A viagem tornou-se possível após o regime de Raúl Castro permitir que cidadãos cubanos saiam e entrem no país por meio de embarcaçõe­s comerciais.

Além da capital cubana, o navio da Carnival deverá visitar as cidades de Cienfuegos e Santiago de Cuba.

Alguns dos passageiro­s, segundo o jornal “Sun Sentinel”, levavam presentes para dar aos cubanos que conhecerem na ilha, como sabonetes, xampus, canetas e brinquedos para crianças.

Cuba aceitou liberar as viagens marítimas como parte do processo de normalizaç­ão das relações com os Estados Unidos, iniciado em dezembro de 2014 e que alcançou seu clímax com a histórica visita do presidente Barack Obama à ilha, em março.

O cubano-americano Arnaldo Perez, que trabalha na Carnival, foi o primeiro a desembarca­r. “É muito especial, é a primeira vez que se permite que um cubano-americano volte a Cuba pelo mar.”

A enfermeira Mercedes Lopez, 54, esperou horas para ver o navio chegar. “Nos cubanos devemos nos unir, todos nós. Esse é um passo à frente, um pequeno passo para a normalizaç­ão, a paz e a unificação das famílias.”

 ?? Alexandre Meneghini/Reuters ?? Navio de cruzeiro da Carnival chega a Havana, nesta segunda (2), em meio a celebraçõe­s
Alexandre Meneghini/Reuters Navio de cruzeiro da Carnival chega a Havana, nesta segunda (2), em meio a celebraçõe­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil