Folha de S.Paulo

Cristina Kirchner é denunciada à Justiça argentina pela 2ª vez

Ex-presidente e o filho foram acusados de enriquecim­ento ilícito

- LUCIANA DYNIEWICZ

A ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner foi denunciada à Justiça pela segunda vez desde que deixou o poder, em 9 de dezembro.

Na semana passada, o Ministério Público Federal pediu para que ela e o filho, o deputado Máximo Kirchner, sejam investigad­os por supostos enriquecim­ento ilícito e falsificaç­ão de documentos públicos. O caso ficou conhecido nesta segunda (2).

Há indícios de que imóveis da família Kirchner foram alugados por empresas de Lázaro Báez e Cristóbal López para agradecer favores prestados pela ex-mandatária.

Báez e López são apontados como os empresário­s que mais enriquecer­am no país nos governos do casal Kirchner (2003-2015), vencendo dezenas de licitações públicas.

Preso há quase um mês sob suspeita de lavagem de dinheiro, Báez teria enviado milhões de dólares ao exterior —dinheiro que pode ter recebido como pagamento de obras superfatur­adas.

A primeira denúncia à Justiça contra Cristina decorre da ligação com o construtor, um dos melhores amigos de Néstor Kirchner (1950-2010).

López, por sua vez, vem sendo investigad­o por supostamen­te não ter repassado ao governo 8 bilhões de pesos (R$ 2 bilhões) em impostos. Esse valor foi pago por consumidor­es Mauricio Macri, reconheceu que as mudanças econômicas dificultar­am a vida de parte da população do país. Ele, porém, culpa a antecessor­a, Cristina Kirchner, pelo ajuste. “A organizaçã­o de muitas coisas fez com que os problemas complicass­em mais a vida das pessoas”.

 ?? Raúl Ferrari/Noticias Argentinas/AFP ?? O empresário Lázaro Báez é acusado de alugar imóveis de Cristina para agradecer favores
Raúl Ferrari/Noticias Argentinas/AFP O empresário Lázaro Báez é acusado de alugar imóveis de Cristina para agradecer favores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil