Folha de S.Paulo

Rivais ganham oportunida­de para coexistir com app

- TÁSSIA KASTNER

O WhatsApp não sofre prejuízo direto com a suspensão temporária do serviço no Brasil, dado que não tem receita com anúncios, mas concorrent­es ganham espaço para crescer, afirmam analistas.

O Telegram disse, em sua conta no Twitter, que o aplicativo recebeu 1 milhão de usuários nesta segunda (2). Outros tantos aguardavam na fila para validação do telefone —a rede de celular do país não conseguiu processar todos os SMS de confirmaçã­o de cadastro, segundo o app.

Em dezembro de 2015, quando outra decisão judicial tirou o WhatsApp do ar por 12 horas, o Telegram disse ter obtido 5,7 milhões de novos usuários.

Apesar do cresciment­o, o número é ínfimo perto dos 100 milhões de pessoas que utilizam o app comprado pelo Facebook no Brasil.

Eduardo Tude, presidente da Teleco, diz que o ganho é temporário. “No fundo, as pessoas têm seus contatos no WhatsApp”, afirma.

Para Fabro Steibel, diretorexe­cutivo do ITS-RJ (Instituto Tecnologia e Sociedade) e professor da ESPM, o WhatsApp tem a maior população conectada e, por isso, seu mercado não está ameaçado.

“Quem tem mais usuários tem mais poder”, diz.

Para Steibel, se os usuários tiverem uma boa experiênci­a em outros apps, podem dividir a comunicaçã­o entre eles.

Um exemplo citado por Steibel e também por Marilia Maciel, gestora do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito Rio, é a comunicaçã­o por grupos.

Se usuários recriam o grupo do WhatsApp no Telegram e a comunicaçã­o é igualmente eficiente, então eles passam a coexistir. Esse fenômeno está ocorrendo desde dezembro, segundo eles.

Para Tude, a migração “definitiva” será mais provável se os bloqueios se repetirem com muita frequência.

Steibel traça um paralelo de WhatsApp e Telegram com Facebook e Snapchat. “Pessoas mais inovadoras podem atrair usuários para o Telegram. O WhatsApp pode virar coisa ‘de tio’, parecido com o Facebook, que é onde a sua mãe está, e o Snapchat, que é onde seus amigos estão”, diz. 2 3

 ?? Marcus Leoni/Folhapress ?? Bloqueio do WhatsApp eleva o número de ligações telefônica­s nas ruas de São Paulo
Marcus Leoni/Folhapress Bloqueio do WhatsApp eleva o número de ligações telefônica­s nas ruas de São Paulo
 ?? Reprodução ?? O juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE)
Reprodução O juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil