Folha de S.Paulo

Bloqueio do aplicativo, caso as solicitaçõ­es de dados não sejam atendidas.

-

tenha seus dados violados por descuido da empresa.

Por isso, embora juízes da primeira instância interprete­m o artigo de forma mais ampla, as empresas têm obtido vitória na Justiça de segunda instância (recurso).

O bloqueio acontece no momento em que a CPI (Comissão Parlamenta­r de Inquérito) dos Crimes Cibernétic­os se prepara para votar seu relatório final, nesta quarta (4).

Caso ele seja aprovado sem mudanças, a comissão encaminhar­á ao Congresso dois projetos de lei que podem modificar o Marco Civil.

O primeiro garantiria que qualquer autoridade policial possa solicitar às teles ou empresas de aplicativo­s a quebra de dados sigilosos sem autorizaçã­o judicial.

O segundo autorizari­a o REAÇÃO O Ministério das Comunicaçõ­es não se manifestou.

O presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomuni­cações), João Rezende, afirmou que o bloqueio do WhatsApp é uma medida “desproporc­ional” porque pune os usuários. “O WhatsApp deve cumprir as determinaç­ões judiciais dentro das condições técnicas que ele tem. Mas o bloqueio não é a solução”, disse Rezende.

Segundo ele, a Anatel não pode tomar nenhuma medida para restabelec­er o serviço, porque não é parte da decisão judicial.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil