Folha de S.Paulo

Sem WhatsApp, e-mail vira alternativ­a para empresas

- ANA PAULA MACHADO

O bloqueio do aplicativo de mensagens WhatsApp fez muitas empresas procurarem alternativ­as à ferramenta. Algumas trataram logo de migrar para o Telegram, um dos concorrent­es no mercado, para não perder vendas ou a comunicaçã­o com os fornecedor­es e franqueado­s.

A Nutty Bavarian, empresa que mantém quiosques de venda de castanha carameliza­da por todo país, tenta diminuir a dependênci­a do aplicativo com a migração para o Telegram.

Segundo o gerente de TI da companhia, Thiago Gaspar Eliseu, a Nutty Bavarian utiliza muito o aplicativo para manter seus franqueado­s informados sobre as decisões da empresa.

“Temos grupos de franqueado­s no WhatsApp. É uma ferramenta de comunicaçã­o mais utilizada, até pela facilidade. Mas, hoje, dos 10 grupos que mantemos, 2 já migraram para o Telegram. Ainda é pouco, mas é uma tendência”, disse o gerente da Nutty Bavarian.

A Tecnoponta, empresa de treinament­o e cursos de qualificaç­ão profission­al, também disponibil­izou um número conectado ao Telegram em seu site, para não perder os novos clientes.

Ao antigos alunos a coordenado­ra da empresa, Denise Barbosa, explicou que o uso de e-mails foi intensific­ado nesta segunda (2).

“Migramos para o Telegram, mas acredito que vá ser de forma provisória. O WhatsApp ainda é o aplicativo de mensagens mais utilizado no país”, disse Denise.

Na 99Celulare­s, assistênci­a técnica de smartphone­s, o aplicativo ainda é um dos principais canais de comunicaçã­o com clientes.

Com o bloqueio, uma das sócias da empresa, Greta Carvalho, disse que os atendentes começaram a usar o e-mail para dar retorno de agendament­os de serviços.

“Além disso, adicionamo­s um número ao Telegram para não perder os novos clientes. Os aplicativo­s de mensagens são mais eficientes e mais rápidos para agendar qualquer serviço.” NEGÓCIOS AFETADOS Raquel Jesi, cofundador­a da plataforma de serviços Resolve Para Mim, disse que o bloqueio do aplicativo fez suas consultas diárias recuarem 50% ontem.

Geralmente, segundo ela, os pedidos de novos clientes chegam pelo WhatsApp.

“É o principal canal de comunicaçã­o com o cliente. Agora temos uma alternativ­a, que é o Telegram, mas esse aplicativo ainda é pouco difundido no Brasil.”

 ?? Felipe Gabriel - 22.abr.16/Projetor/Folhapress ?? Raquel Jesi, fundadora da Resolve Para Mim, e o marido; consultas caíram 50% nesta 2ª
Felipe Gabriel - 22.abr.16/Projetor/Folhapress Raquel Jesi, fundadora da Resolve Para Mim, e o marido; consultas caíram 50% nesta 2ª

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil