Folha de S.Paulo

Temer é capaz de ‘fazer tricô com quatro agulhas’, diz Delfim

Para economista, vice-presidente é a última esperança para o país

- EDSON VALENTE

FOLHA

O vice-presidente Michel Temer é um dos últimos políticos no país capazes de “fazer tricô com quatro agulhas”, segundo o economista e professor Antonio Delfim Netto, 88. “Ele é a nossa última esperança”, completa.

“Políticos como Temer, Sarney, Tancredo e Ulysses sabem que é preciso constituir uma maioria política para sustentar qualquer programa”, disse o economista e colunista da Folha, em uma palestra nesta segunda (2) no Centro Ruth Cardoso, em São Paulo.

Temer assumirá a Presidênci­a interiname­nte se o Senado instaurar, provavelme­nte na semana que vem, o processo de impeachmen­t da presidente Dilma Rousseff.

“Temer poderá fazer alguns ajustes durante dois anos para convencer a sociedade de que o equilíbrio voltará em três ou quatro anos. Se aproveitar a chance, poderá virar um estadista.”

A habilidade com as “agulhas” seria necessária para resolver o grande problema do país: a falta generaliza­da de confiança. “O trabalhado­r não consome porque tem medo de perder o emprego. (...) É preciso mudar as expectativ­as da sociedade”, disse.

Para tanto, segundo Delfim, não é preciso fazer malabarism­o estratégic­o, mas reunir esforços para seguir uma premissa básica. “Não adianta fazer ajuste fiscal só com o corte de gastos, que só produzirá mais buracos. É preciso fazer com que a indústria e as exportaçõe­s cresçam.”

O que “destruiu” o Brasil, na avaliação do economista, foi “o aparelhame­nto do Estado para os amigos”.

Ao se reeleger, “Dilma adotou a política econômica de seu opositor [Aécio Neves], a qual tinha criticado ferozmente” durante a campanha, afirma o economista.

Segundo Delfim, ninguém acreditou que a presidente realmente tivesse entregue o Ministério da Fazenda a Joaquim Levy. “Ele acreditou, na verdade ele é uma virgem numa casa de tolerância”, disse.

 ?? Danilo Verpa - 23.mar.16/Folhapress ?? O economista Delfim Netto; para ele, Temer poderá virar estadista se aproveitar a chance
Danilo Verpa - 23.mar.16/Folhapress O economista Delfim Netto; para ele, Temer poderá virar estadista se aproveitar a chance

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil