Folha de S.Paulo

EFEITO DOMINÓ

-

Renan Calheiros (PMDB-AL) é uma das pedras no caminho do STF (Supremo Tribunal Federal), que reluta em afastar Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do comando da Câmara dos Deputados. O presidente do Senado já responde a nove inquéritos na corte. Caso vire réu, estará equiparado a Cunha. Ou seja, se os magistrado­s decidirem que o deputado não pode seguir no cargo por esse motivo, Calheiros deverá sofrer a mesma punição.

TRAUMA

O efeito dominó de uma decisão contra Cunha coloca freio em alguns ministros do STF. Calheiros é hoje considerad­o peça importante no tabuleiro político, já que consegue manter diálogo tanto com a equipe de Temer quanto com o PT, além de ter bom relacionam­ento com diversas outras legendas. “Ele dá certa racionalid­ade ao parlamento”, afirma um magistrado. Sua queda é considerad­a mais traumática até que a de Eduardo Cunha.

POR UM FIO

Assessores diretos do próprio Cunha, no entanto, já computam o voto de pelo menos cinco ministros do STF que tenderiam a decidir contra ele, se o caso entrasse em pauta hoje: Luís Roberto Barroso, Celso de Mello, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowsk­i.

REFORÇO

A Petrobras contratou o advogado Modesto Carvalhosa, um dos principais especialis­tas em “compliance” e em Lei Anticorrup­ção do país, para dar consultori­a jurídica à comissão independen­te que investiga os desvios ocorridos na estatal. Além de tentar rastrear esquemas como os apurados pela Operação Lava Jato, a empresa tenta reconstrui­r sua imagem.

MISSÃO DE PAZ

Uma frente formada por cinco ONGs será lançada nesta terça (3) para pressionar o Congresso Nacional e o governo brasileiro a ratificare­m o tratado internacio­nal sobre o comércio de armas. Anistia Internacio­nal, Conectas, Dhesarme e os institutos Igarapé e Sou da Paz, que formam a coalizão, dizem que a adesão evitaria que países em guerra utilizem armas fabricadas no Brasil para matar pessoas.

MISSÃO DE PAZ 2

O tratado, assinado em 2013, engloba desde pistolas até tanques de guerra. Com a regulação, dizem as entidades, seria possível impedir a entrada de equipament­os ilegais no território e a transferên­cia de armas para governos genocidas. O Brasil é o quarto maior exportador mundial de armas leves.

HORA PRA RIR

O ator e humorista Fábio Porchat vai apresentar novamente o Grande Prêmio Risadaria Smiles, que elege os destaques do humor no país. O evento abre o festival de humor Risadaria, que começa no dia 1º de julho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil