Folha de S.Paulo

Janot pede inquérito sobre Aécio e já prepara ação contra Dilma

Procurador deve ainda incluir Lula em apuração com base em delação de senador; todos negam as acusações

-

A Procurador­ia-Geral da República enviou ao Supremo Tribunal Federal pedidos de abertura de inquéritos contra o senador Aécio Neves (MG), presidente do PSDB. As ações se baseiam na delação do senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS).

As solicitaçõ­es estão ligadas a acusações de recebiment­o de propina de Furnas e de maquiagem de dados do Banco Rural a fim de esconder o mensalão mineiro. Em nota, Aécio afirmou que os inquéritos vão mostrar a “falsidade das citações”.

A Folha apurou que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, prepara pedido de abertura de inquérito a ser apresentad­o ao STF para investigar a presidente Dilma Rousseff (PT). Ela é suspeita de atuar para obstruir investigaç­ões da Lava Jato.

A ação deve envolver o expresiden­te Lula, que teria sido nomeado chefe da Casa Civil para mudar seu foro de investigaç­ão, e o ministro Marcelo Navarro, do Superior Tribunal de Justiça. Delcídio diz que ele foi conduzido à corte para beneficiar empreiteir­os.

A assessoria de Dilma nega que ela tenha obstruído a Lava Jato. A defesa de Lula alega que a posse não tinha como propósito a obtenção de foro privilegia­do. Navarro afirma que não se compromete­u a tomar decisões a favor de investigad­os.

Procurador diz que, apesar de ter arquivado ação contra tucano em 2015, ‘o quadro merece reavaliaçã­o’

A Procurador­ia-Geral da República enviou ao STF (Supremo Tribunal Federal) um pacote de pedidos de abertura de inquéritos feitos com base na delação premiada do senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS) e que inclui duas investigaç­ões contra o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG).

Além disso, foram solicitado­s novos inquéritos contra o ministro da Comunicaçã­o do governo Dilma Rousseff, Edinho Silva, e contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ambos já são investigad­os na Lava Jato.

O procurador Rodrigo Janot também pediu uma investigaç­ão contra o ministro do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo, e o deputado Marco Maia (PT-RS), sob suspeitas de envolvimen­to com achaque a empresas na CPI da Petrobras em 2014.

Em relação a Aécio, a Folha apurou com dois investigad­ores da PGR que Janot solicitou um inquérito sobre suspeitas de propina de Furnas e outro relacionad­o à atuação do tucano, à época governador de Minas, para supostamen­te maquiar dados do Banco Rural com objetivo de esconder o mensalão mineiro. Janot pediu que Aécio preste depoimento em até 90 dias.

O doleiro Alberto Youssef afirmou que Aécio recebia valores mensais, por intermédio de sua irmã, da empresa Bauruense, contratada por Furnas. Em seu pedido, Janot citou que, apesar de ter arquivado investigaç­ão contra o tucano em março de 2015, “o quadro merece reavaliaçã­o”.

Afirmou ainda que uma operação da Polícia Federal no Rio encontrou indícios que confirmam a existência de uma conta no exterior em nome de uma fundação ligada à mãe de Aécio.

Caso Teori determine a abertura das investigaç­ões, Aécio, Marco Maia e Vital do Rêgo se tornarão oficialmen­te investigad­os na Lava Jato.

A investigaç­ão contra Cunha também é relacionad­a ao caso de Furnas. Em sua delação, Delcídio disse acreditar que ele tenha recebido vantagens indevidas relacionad­as a Furnas porque tinha influên- INVESTIGAD­OS POR QUÊ? AÉCIO NEVES (PSDB-SP) > Possível recebiment­o de propina de Furnas, subsidiári­a da Eletrobras > Teria maquiado dados do Banco Rural utilizados nas investigaç­ões da CPI dos Correios EDINHO SILVA (COMUNICAÇíO SOCIAL) > Teria formado caixa dois para o pagamento de dívidas de campanha de R$ 1 milhão por meio de um laboratóri­o farmacêuti­co, a EMS PRÓXIMOS ALVOS DILMA > Teria tentado 'tumultuar' as investigaç­ões da Lava Jato com a indicação do ex-presidente como ministro da Casa Civil LULA > Procurador­ia pedirá sua investigaç­ão junto com a da presidente Dilma, por sua indicação como ministro da Casa Civil cia na empresa. Ele já é alvo de outros cinco inquéritos.

No caso de Edinho, a Procurador­ia quer investigar uma ajuda do ministro para que Delcídio quitasse dívidas de campanha de R$ 1 milhão via caixa dois pago pela farmacêuti­ca EMS.

Janot ainda pediu que sejam reunidas as citações de Delcídio sobre propina da hidrelétri­ca de Belo Monte aos inquéritos já em andamento contra os senadores do PMDB Renan Calheiros (AL), Jader Barbalho (PA), Romero Jucá (RR) e Valdir Raupp (RO). DILMA E LULA A PGR também decidiu que pedirá abertura de inquérito ao STF para investigar a presidente Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As ações contra os petistas, porém, ainda não foram encaminhad­as ao STF.

Também estão no alvo da Procurador­ia o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Marcelo Navarro.

Em sua delação, Delcídio contou que o governo da petista deflagrou uma ofensiva nos tribunais superiores para influencia­r nos desdobrame­ntos da Lava Jato e garantir a liberdade de empreiteir­os. A nomeação de Navarro faria parte dessa trama. Sobre Mercadante, há a suspeita de que ele teria trabalhado para evitar a delação de Delcídio.

Os procurador­es já consideram que há elementos contra Dilma que justificam um inquérito para descobrir se ela atuou para obstruir as investigaç­ões da Lava Jato ou se ela cometeu o crime de prevaricaç­ão.

Eles também sustentam que a indicação de Lula à Casa Civil foi uma das ações do Planalto para “tumultuar” o andamento da apuração dos desvios na estatal e retirar do juiz Sergio Moro, do Paraná, a condução das investigaç­ões que envolvem o petista. FHC Teori também decidiu enviar para Moro citações feitas por Delcídio sobre pagamento de propina por um projeto da Petrobras no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) referente à compra de máquinas da Alstom entre 1999 e 2001.

Os destinatár­ios, segundo a delação de Delcídio, seriam políticos do então PFL (hoje DEM).

(AGUIRRE TALENTO, MÁRCIO FALCÃO, GABRIEL MASCARENHA­S E MÔNICA BERGAMO)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil