Folha de S.Paulo

Janot denuncia Lula e afirma que ex-presidente viabilizou petrolão

Procurador-geral também pede ao STF para investigar Dilma; presidente e antecessor negam obstrução da Lava Jato

-

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou o ex-presidente Lulaao Supremo Tribunal Federal sob acusação de obstrução de Justiça. A Lava Jato investiga esquema para evitar delação de Nestor Cerveró.

Janot pediu ainda a inclusão de Lula e outros 29 no principal inquérito no STF. Segundo ele, o petrolão “jamais poderia ter funcionado por tantos anos e de forma tão ampla e agressiva” sem a atuação do ex-presidente.

Em nota, o Instituto Lula disse que a peça da Procurador­ia-Geral da República indica suposições sem prova. “Trata-se de uma antecipaçã­o de juízo, ofensiva e inaceitáve­l” e de nova “devassa” contra o ex-presidente.

Conforme a Folha antecipou nesta terça (3), Janot pediu ao STF para investigar­a presidente Dilma Rousseff sob suspeita de atuar para obstruir a Lava Jato. A assessoria da petista nega qualquer tentativa de interferên­cia.

Em outro pedido de abertura de inquérito, Janot afirmou que Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, é um dos líderes de uma das células de grande organizaçã­o criminosa que teria atuado em Furnas.

Segundo o procurador, o deputado peemedebis­ta alterou a legislação do setor energético em benefício próprio. Cunha nega ter cometido qualquer crime.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil