Folha de S.Paulo

Governo diz que as acusações são ‘levianas’

-

PRINCIPAL INQUÉRITO Quem mais a Procurador­ia quer incluir na apuração Jaques Wagner (PT) Atual ministroch­efe de Gabinete de Dilma > Campanha para o governo da Bahia foi abastecida, segundo delação, com recursos desviados da estatal Edinho Silva (PT) Ministro da Sec. de Comunicaçã­o Social > Como tesoureiro da campanha de Dilma, cobrou, segundo depoimento, contribuiç­ão de R$ 100 mi da Andrade Delcídio do Amaral (sem partido) Senador > Suspeito de ajudar nas tentativas de obstruir as investigaç­ões da Lava Jato; disse ter recebido propina pela compra de Pasadena > José Gabrielli, ex-presidente da Petrobras > Giles de Azevedo, assessor especial de Dilma > Erenice Guerra, ex-ministra da Casa Civil de Lula e ex-auxiliar de Dilma > José Carlos Bumlai, pecuarista amigo de Lula > Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula > André Esteves, ex-chefe do banco BTG Pactual > Jader Barbalho (PMDB), senador > Henrique Eduardo Alves (PMDB), ex-ministro do Turismo de Dilma > Eduardo da Fonte (PP), deputado federal > André Moura (PSC), deputado federal > Arnaldo Faria de Sá (PTB), deputado federal Ricardo Berzoini (PT) Secretário de Governo de Dilma > Também segundo delação, cobrou propina de 1% das obras da Andrade Gutierrez desde o início dos anos Lula Eduardo Cunha (PMDB) Presidente da Câmara > Alvo de outros cinco processos no STF por causa da Lava Jato, é réu pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro Antonio Palocci (PT) Ex-ministro da Casa Civil > Homem forte de Lula e do primeiro mandato de Dilma, teria articulado o pagamento de propina ao PT pelas obras de Belo Monte > Manoel Junior (PMDB), deputado federal > Altineu Côrtes (PMDB), deputado federal > Silas Rondeau, ex-ministro de Minas e Energia de Lula, ligado ao PMDB > Milton Lyra, lobista > Jorge Luz, lobista > Lúcio Bolonha Funaro, doleiro > Alexandre Santos (PMDB), ex-deputado federal > Carlos Willian de Souza (PTC), ex-deputado federal > João Magalhães (PMDB), deputado estadual de MG > Nelson Bornier (PMDB), prefeito de Nova Iguaçu (RJ) > Solange Almeida (PMDB), prefeita de Rio Bonito (RJ) > Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro

DE BRASÍLIA

Em nota, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, afirmou que as denúncias de Delcídio são “absolutame­nte levianas e mentirosas” e que a abertura de inquérito irá demonstrar que ele “faltou com a verdade, como já anteriorme­nte havia feito quando mencionou ministros do STF na gravação que ensejou a sua prisão”.

O Instituto Lula informou que o ex-presidente é alvo de uma devassa, embora não tenha participad­o de qualquer fato investigad­o na Lava Jato. “O ex-presidente Lula não deve e não teme investigaç­ões”.

O ministro Ricardo Berzoini se disse tranquilo em relação às investigaç­ões e Edinho Silva afirma que não houve ilegalidad­es nas contas de Dilma em 2014. Jaques Wagner sustenta que suas atividades são motivadas pelo interesse público. Giles Azevedo afirma que nunca cometeu atos que o desabonem.

A defesa de Andre Esteves argumenta que, ao colocar os Bumlai como operadores financeiro­s, a PGR deveria ter tirado o nome dele da investigaç­ão.

Enquanto o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) diz que não teve participaç­ão no fatos apurados, a defesa de Delcídio do Amaral informou que o nome do senador foi incluído como colaborado­r.

“Acusações genéricas, disse que me disse, dizer que ouviu falar e outras formas de ilação devem ser repudiadas”, afirmou por meio de nota o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli.

A defesa de Erenice Guerra informou que não teve acesso às acusações. A ex-deputada Solange Almeida informou que ela não tem relação com a Petrobras.

Para André Moura (PSCSE) e Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), as suspeitas contra eles não fazem sentido porque miram a atuação parlamenta­r durante a CPI.

Os deputados João Magalhães (PMDB-MG), Nelson Bornier (PMDB-RJ), Altineu Côrtes (PMDB-RJ), Manoel Junior (PMDB-PB) e o ex-parlamenta­r Carlos Willian (PTCMG) negaram envolvimen­to com as acusações.

Outros citados não pronunciar­am ou não foram encontrado­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil