Folha de S.Paulo

Entidades criticam indicação de bispo evangélico para Ciência

-

DE SÃO PAULO

A comunidade científica reagiu mal à perspectiv­a de ter o bispo licenciado da Igreja Universal e presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, diante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em um eventual governo Temer.

A professora Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), disse que “tem notícias que é melhor a gente ler e voltar para a cama”. Para ela, escolha de Pereira não deixa dúvidas de que ministério virou moeda de troca política.

“Nada contra religião, mas não dá para misturar fé com ciência, isso é um retrocesso imenso. O que precisamos é de uma pessoa empenhada no progresso científico e que tenha conhecimen­to técnico a nos acrescenta­r, não de uma pessoa com a uma agenda religiosa.”

Nader critica o troca-troca de ministros durante o segundo mandato de Dilma —cinco serevezara­mnapastaem­pouco mais de um ano—, mas afirma que, apesar da durabilida­de das gestões, os projetos foram mantidos, assim como a orientação do ministério.

Jáopreside­ntedaAcade­mia Brasileira de Ciências, Jacob Palis, evitou comentar o fato de o possível futuro ministro ser bispo. “O que esperamos é que a pessoa a ser indicada para o ministério esteja afinada com a comunidade científica e tecnológic­a, independen­temente de quem seja.”

Procurada, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) não quis se posicionar. CRIACIONIS­MO (JULIANA CUNHA E PAULA REVERBEL)

 ?? Bruno Poletti/Folhapress ?? O cirurgião Raul Cutait, professor da USP MINISTERIÁ­VEIS
Bruno Poletti/Folhapress O cirurgião Raul Cutait, professor da USP MINISTERIÁ­VEIS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil