Folha de S.Paulo

Depois de a Anac aprovar os editais dos quatro aeroportos, a Secretaria de Aviação

-

A cerca de dez dias de seu possível afastament­o da Presidênci­a da República, Dilma Rousseff mandou sua equipe apressar ações na área de aeroportos para não deixar que os anúncios sejam feitos pelo vice Michel Temer, caso ele assuma o Palácio do Planalto.

Novo ministro da Aviação Civil, Carlos Gabas acertou nesta terça-feira (3) os detalhes finais com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para aprovar nesta quarta-feira (4) os editais dos quatro aeroportos que serão concedidos à iniciativa privada: Porto Alegre, Salvador, Florianópo­lis e Fortaleza.

Também nesta terça, Ga- bas esteve em Goiânia vistoriand­o as obras de construção do novo terminal do aeroporto daquela cidade para garantir a inauguraçã­o na próxima segunda (9), que terá a presença de Dilma.

Os projetos foram concebidos há mais de dez anos. O TCU apontou superfatur­amento no contrato de construção e a obra teve que ser cancelada. Somente em 2014 a estatal Infraero conseguiu relicitar o projeto. O atraso da obra custou, entre perda de receita e aumento de custo, mais de R$ 100 milhões. CONCESSÕES Civil planeja até sexta (6) abrir consulta pública sobre as regras. A previsão do governo é que os leilões ocorram até setembro deste ano.

A orientação de Dilma é deixar a marca de seu governo na privatizaç­ão desses aeroportos. Por isso pediu para acelerar as medidas para garantir que os editais sejam publicados antes do seu provável afastament­o.

As concessões não são um caso isolado. Os assessores de Dilma foram orientados a acelerar procedimen­tos para poder fazer anúncios (como o reajuste do Bolsa Família e a correção da tabela do Imposto de Renda) antes da provável saída da presidente. (VALDO CRUZ E DIMMI AMORA)

 ?? Romildo de Jesus - 3.fev.2016/Futura Press/Folhapress ?? Obras no aeroporto internacio­nal de Salvador, que será concedido à iniciativa privada
Romildo de Jesus - 3.fev.2016/Futura Press/Folhapress Obras no aeroporto internacio­nal de Salvador, que será concedido à iniciativa privada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil