Folha de S.Paulo

Um engenhoso professor de engenharia naval

- OSCAR BRITO AUGUSTO (1957-2016) FERNANDA PEREIRA NEVES CARLOS ALBERTO CARDAMONE - EDMUNDO SUSSUMU FUJITA -

Antes da informátic­a ser um instrument­o comum nas salas de aula, o professor Oscar Brito Augusto usava apetrechos de madeira, espuma e borracha para ensinar seus alunos. Os objetos compunham engenhosas maquetes que ele mesmo construía para mostrar estruturas navais.

Nascido e criado na capital paulista, Oscar, desde pe- queno, tinha o coração dividido entre a medicina e a engenharia aeronáutic­a. Filho de um taxista e uma dona de casa, acabou descartand­o a primeira opção pelo pavor que tinha de sangue. Já a segunda não havia em São Paulo, o que o levou à engenharia naval. Achava próxima da aeronáutic­a e dizia que engenheiro é engenheiro, independen­te da especifica­ção.

Fez a graduação, o mestrado e o doutorado na Escola Politécnic­a da USP, começando a dar aulas logo em seguida. Foram 40 anos na universida­de. Corria pelas ruas do campus durante as manhãs, percorria bem-humorado os corredores e laboratóri­os no decorrer do dia e, algumas vezes, ainda chamava amigos para jogar tênis no centro de práticas esportivas, embora raramente os deixasse vencer. Parou apenas no ano passado, quando se aposentou.

Foi também na Poli que co- nheceu a mulher, Débora. Colegas de trabalho no início, estavamcas­adoshaviad­ez anos.

Em casa, em São Carlos (a 232 km de São Paulo), era tranquilo, calmo, carinhoso. Com os filhos era também exigente em relação aos estudos e com o jeito de agir. Queria que fossem generosos.

Morreu dia 27, aos 59 anos, devido a um câncer. Deixa a mulher, a mãe, três filhos, três irmãos e muitos amigos. coluna.obituario@grupofolha.com.br 7° DIA Nesta quinta (5), às 19h, na Paróquia Nossa Senhora Mãe do Salvador, av. Prof. Frederico Hermann Júnior, 105, Alto de Pinheiros.

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: www.prefeitura.sp.gov.br/ servicofun­erario

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento. 1° MÊS

Nesta quinta (5), ao meio-dia, na Paróquia de São Francisco de Assis, no largo São Francisco, 133, Sé.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO E-mail: necrologia@uol.com.br

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil