Folha de S.Paulo

Atletas exercitam mente e músculos com pilates

VÔLEI

-

Método ajuda jogadoras da seleção a melhorarem concentraç­ão e postura corporal

Uma parte importante da preparação física da seleção feminina de vôlei no Centro de Treinament­o da CBV (Confederaç­ão Brasileira de Vôlei), em Saquarema, é realizada em sessões de pilates.

O método desenvolvi­do nos anos 1920 pelo alemão Joseph Pilates utiliza exercícios de baixo impacto e com poucas repetições para alongar e fortalecer a musculatur­a.

Como os movimentos do pilates devem ser feitos com pouca velocidade e muita precisão, o método também é indicado para melhorar a capacidade de concentraç­ão.

“O pilates ajuda as jogadoras a estarem em sintonia com o corpo, para que elas entendam como ele está reagindo de acordo com a situação que elas enfrentam”, afir- ma José Elias Proença, preparador físico da seleção feminina desde 2003.

Na atual fase de preparação da seleção, as sessões de pilates acontecem após treinos na areia e na academia, para desenvolve­r e fortalecer a musculatur­a das jogadoras.

Para a maior parte das atletas, as sessões são realizadas duas vezes por semana.

No entanto, como a seleção faz um trabalho de preparação física individual­izado, outras jogadoras, como a levantador­a Dani Lins, realizam o dobro de sessões.

“Por ser levantador­a, ela precisa de uma boa estrutura do tronco, se não pode acabar tendo alguma lesão lombar. Não precisa de tanta potência, mas precisa de controle e alinhament­o postural, coisas que são trabalhada­s no pilates”, diz Proença. (TIAGO RIBAS)

 ??  ?? Mari Paraíba, ponteira da seleção, faz sessão de pilates
Mari Paraíba, ponteira da seleção, faz sessão de pilates

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil