Folha de S.Paulo

Água

-

tra no trajeto de cerca de uma hora por toda Esplanada dos Ministério­s, sempre com grupos duelando pelo espaço de seus cartazes à frente das câmeras e com agressões verbais, ora acusando um de “golpista” ora se referindo ao outro como “vagabundo”.

Entre uma faixa em inglês dizendo “Olympeachm­ent is here” e outra pedindo a saída do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), havia quem apenas assistia à festa e criticava os dois lados.

Entre os manifestan­tes favoráveis à permanênci­a de Dilma, também havia faixas contra a TV Globo.

Em um momento do revezament­o, em frente ao Ministério do Desenvolvi­mento Social, aconteceu um desentendi­mento entre manifestan­tes PORTUNHOL que precisou de intervençã­o Após a saída do Eixo Moda Polícia Militar. numental, o revezament­o se

Um deles tentou impedir guiu pelo Distrito Federal e que um Pixuleko, que havia suas cidades-satélites, já sem percorrido quase todo o tramanifes­tações políticas de jeto do Eixo Monumental com um lado ou outro registrada­s. uma “tocha” de papelão, conNo final do dia, Dilma partinuass­e acompanhan­do o ticipou do seu segundo evencomboi­o. to do dia com tema olímpico. O tumulto só acabou com “Nuzman habla español. Yo, portunhol. Então vou falar em português para não prejudicar a língua espanhola”. Ela tentou fazer graça no início de seu rápido discurso durante a cerimônia de união das Américas por ocasião da chegada da chama olímpica.

Ao final de sua fala, participou do acendiment­o da pira olímpica, no QG do Exército, ao lado de autoridade­s como o presidente do COB (Comitê Olímpico do Brasil), Carlos Arthur Nuzman. O avião que transporto­u a chama olímpica para o Brasil chegou ao aeroporto de Brasília às 7h25 desta terça (3), quase uma hora depois do previsto. O fogo, mantido em lanternas, foi carregado para fora do avião pelo presidente do Comitê Organizado­r dos Jogos e do COB, Carlos Arthur Nuzman. O revezament­o começou às 10h, no Palácio do Planalto. a intervençã­o de policiais, que dispararam gás de pimenta, atingindo manifestan­tes e pessoas que acompanhav­am na calçada.

Segundo a Secretaria de Segurança do Distrito Federal, ainda na Esplanada houve uma pessoa que tentou apagar a tocha, mas não chegou perto de fazê-lo.

De acordo com Mario Andrada, diretor de comunicaçã­o do comitê organizado­r da Rio-2016, os protestos não resultaram em grandes problemas. Ele reconheceu, contudo, que houve certa desorganiz­ação no início do revezament­o, o que foi posteriorm­ente resolvido.

Até a conclusão desta edição, não havia uma estimativa de público do evento. MARCEL MERGUIZO

 ?? Pedro Ladeira/Folhapress ?? A jogadora de vôlei Fabiana segura a tocha ao lado de Dilma
Pedro Ladeira/Folhapress A jogadora de vôlei Fabiana segura a tocha ao lado de Dilma
 ?? Marcel Merguizo/Folhapress ?? Manifestan­tes pedem a saída de Dilma no caminho da tocha
Marcel Merguizo/Folhapress Manifestan­tes pedem a saída de Dilma no caminho da tocha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil