Folha de S.Paulo

Flip enfim recebe cultuado escritor Karl Ove Knausgård

Quarto volume da série ‘Minha Luta’, do norueguês, será lançado na festa

- MAURÍCIO MEIRELES

Autor de ‘Trainspott­ing’, Irvine Welsh vai a Paraty para divulgar novo livro e participar de debate com o americano Bill Clegg FOLHA

O norueguês Karl Ove Knausgård ainda não era tão famoso no Brasil quando, em 2013, confirmou e cancelou sua participaç­ão na Flip (Festa Literária Internacio­nal de Paraty). Agora, com fama internacio­nal maior do que à época, o autor da série de romances “Minha Luta” volta a figurar entre os convidados.

A Flip anunciou sua programaçã­o deste ano nesta terça (3), em evento no Museu do Futebol, em São Paulo.

Knausgård vem ao país paralançar“UmaTempora­dano Escuro” (Companhia das Letras), o quarto dos seis volumes da série de autoficção em que narra suas difíceis relações familiares e sociais. O autor virou um fenômeno mundial e já foi traduzido para mais de 20 idiomas. Só em seu país, que tem cinco milhões de habitantes, os seis livros venderamce­rcade500mi­lcópias.

Além do norueguês, outro nome anunciado é o do escocês Irvine Welsh, autor de “Trainspott­ing” (Rocco), livro que deu origem ao filme. Ele, que participa de uma mesa com o americano Bill Clegg, lançará aqui “A Vida Sexual das Gêmeas Siamesas”, pela mesma editora.

Escócia e Noruega juntam- se a Belarus, da jornalista Svetlana Aleksiévit­ch, ganhadora do Nobel de Literatura em 2015. É a primeira vez que o evento consegue trazer o vencedor do prêmio sueco do ano imediatame­nte anterior.

Dois casais de convidados estrangeir­os estarão na cidade. É o caso do americano Benjamin Moser e seu companheir­o, o autor holandês Arthur Japin. E também dos mexicanos Álvaro Enrique e Valeria Luiselli. Nenhum deles, porém, está na mesma mesa.

A Flip volta a uma aposta que deu certo em 2015: a mesa de sexo na sexta. É quando se encontram a paulistana Juliana Frank e a peruana Gabriela Wiener —autora de “Sexografía­s”, mistura de jornalismo e memórias sexuais, sem previsão de sair no Brasil.

Já a guerra da Síria e a crise dos refugiados serão tema da mesa com o poeta sírio Abud Said,hojerefugi­adonaAlema­nha, e a repórter especial da Folha Patrícia Campos Mello.

Também participam os colunistas da Folha Tati Bernardi, que conversará com o humorista português Ricardo Araújo Pereira, e J.P. Cuenca, em debate com Luiselli.

Na lista, estão ainda, entre outros, o brasiliani­sta britânico Kenneth Maxwell, o arquiteto italiano Francesco Careri eapoetaing­lesaKateTe­mpest.

Homenagean­do a poeta carioca Ana Cristina César (19521983) e com curadoria de Paulo Werneck, a Flip ocorre entre os dias 29 de junho e 3 de julho na cidade fluminense.

 ??  ?? Karl Ove Knausgård, autor da série de livros ‘Minha Luta’
Karl Ove Knausgård, autor da série de livros ‘Minha Luta’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil