Folha de S.Paulo

Atentado mata ao menos 9 e eleva tensão na Alemanha

Alemão-iraniano de 18 anos foi autor de ataque a tiros em shopping de Munique

- Mundo A8

Pelo menos nove pessoas morreram e 21 ficaram feridas em um ataque a tiros dentro e nas imediações de um shopping em Munique, na Alemanha, ontem.

A polícia identifico­u o autor como um alemão de origem iraniana de 18 anos.

Ele vivia na cidade, a terceira maior do país.

Até a noite da sexta não foi informado se o jovem tinha relação com grupos terrorista­s. Após atacar, o atirador trocou tiros com a polícia e morreu, em aparente suicídio, segundo as autoridade­s.

A chanceler Angela Merkel suspendeu as férias de seu gabinete e convocou reunião de emergência com seus ministros neste sábado.

Também em Munique, na Olimpíada de 1972, 11 atletas de Israel foram mortos por extremista­s palestinos.

Há menos de uma semana, um adolescent­e afegão de 17 anos que buscava asilo na Europa fez um ataque num trem na Alemanha com um machado e uma faca, ferindo cinco pessoas.

Segundo polícia alemã, atirador era alemãoiran­iano de 18 anos e se suicidou depois de troca de tiros com agentes

Ao menos nove pessoas morreram e outras 21 foram feridas nesta sexta (22) após um atirador abrir fogo dentro e nas imediações de um shopping em Munique, na Bavária (sul da Alemanha), terceira maior cidade do país.

A polícia identifico­u o autor como um alemão-iraniana de 18 anos que morava em Munique. Até a conclusão desta edição não havia informaçõe­s sobre relação com alguma organizaçã­o terrorista nem reivindica­ção de nenhuma facção extremista.

Segundo policiais e testemunha­s, o ataque começou às 17h50 locais (12h50 em Brasília) na rua Hanauer, em frente à entrada principal do shopping Olympia, um dos maiores de Munique.

O atirador começou disparando ao lado de um McDonald’s, matando duas pessoas antes de cruzar a rua e entrar no shopping por um acesso lateral do centro comercial, na rua Ries.

Os investigad­ores disseram que, em seguida, outras pessoas foram baleadas nos corredores do Olympia.

Dos 21 feridos, 16 continuava­m hospitaliz­ados, sendo três em estado grave. O autor do ataque matou uma adolescent­e e feriu crianças. Os nomes das vítimas não foram revelados até a noite desta sexta porque nem todas as famílias haviam sido avisadas.

Minutos depois, policiais e bombeiros cercaram o centro comercial. Além do reforço na segurança, as autoridade­s decretaram emergência, suspendera­m o transporte público e pediram aos moradores que ficassem em casa.

O chefe da polícia local, Hubertus Andrä, disse que houve troca de tiros entre o atirador e os agentes fora do shopping antes de seu corpo ser encontrado, por volta das 20h30 (15h30 de Brasília), aparenteme­nte após suicídio.

O nome do atirador não foi divulgado. Segundo Andrä, o homem morava “havia bastante tempo” em Munique, não era investigad­o pelos serviços de inteligênc­ia nem tinha antecedent­es criminais. ‘EU SOU ALEMÃO’ A polícia disse que ainda não tinha como classifica­r o episódio como um tiroteio por motivação individual ou um ato terrorista.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um homem que seria o atirador no estacionam­ento do shopping. Ao ser insultado por moradores de um prédio vizinho, ele os manda calar a boca e diz: “Eu sou alemão!”.

Embora não fique claro na gravação, ele também teria dito “seus turcos de merda”, o que levantou a hipótese de um ataque com motivação xenófoba, e não por extremismo islâmico.

Militantes do Estado Islâmico comemorara­m a ação em fóruns, mas a polícia não via evidência de vínculo com a facção. O Irã, de onde o atirador seria originário, é predominan­temente xiita (ramo minoritári­o do islã), e o EI é sunita (ramo majoritári­o) .

Este foi o segundo ataque violento na Alemanha em menos de uma semana.

Na segunda (18), em Würzburg, também na Bavária, um afegão de 17 anos feriu quatro passageiro­s de um trem com um machado antes de ser morto pela polícia.

O ataque desta sexta fez Munique relembrar uma memória dolorosa: o atentado terrorista durante os Jogos Olímpicos de 1972, na cidade, quando 11 atletas da delegação de Israel foram sequestrad­os, torturados e mortos por extremista­s palestinos.

A chanceler Angela Merkel suspendeu as férias de seu gabinete e convocou reunião de emergência com seus ministros neste sábado (23).

O presidente dos EUA, Barack Obama, ofereceu ajuda à Alemanha para investigar as circunstân­cias do ataque.

O Itamaraty lamentou o ocorrido e disse não haver registro de vítimas brasileira­s até então. Brasileiro­s na região e parentes podem pedir informaçõe­s pelos números 0/xx/61/98197-2284 no Brasil e 00/xx/49/17/3378-3470 na Alemanha.

 ??  ?? Polícia retira pessoas do shopping Olympia, alvo de ataque a tiros em Munique, na Alemanha; pelo menos nove pessoas morreram e 21 ficaram feridas, três em estado grave
Polícia retira pessoas do shopping Olympia, alvo de ataque a tiros em Munique, na Alemanha; pelo menos nove pessoas morreram e 21 ficaram feridas, três em estado grave
 ??  ?? Policiais fazem segurança de estação de metrô perto do shopping atingido por ataque a tiros em Munique nesta sexta
Policiais fazem segurança de estação de metrô perto do shopping atingido por ataque a tiros em Munique nesta sexta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil